
A Flor-de-Maio é uma das flores mais comuns de vermos em casas, apartamentos e na flora brasileira. Além de linda, essa flor é fácil de cultivar e cuidar. Mas como todas as outras plantas e flores, precisa de cuidados especiais para que ganhe ainda mais vida e deixe sua decoração linda e seu coração quentinho de amor e felicidade.
Origem
A Flor-de-Maio – nome cientifico Schlumbergera truncata – é na verdade um cacto brasileiro. Isso mesmo, essa florzinha super fofa e delicada é um cacto sem espinhos, bem diferente do que estamos acostumados a ver por ai.
A flor é natural do norte do estado do Rio de Janeiro, especificadamente, e vive sobre outras plantas, como árvores, exatamente por não possuir espinhos ou epífitas. Uma das curiosidades sobre a Flor-de-Maio é que, durante a maior parte do ano, ela é bem discreta e não chama atenção. No entanto, quando chega o outono, ela mostra o lindo florescer com cores vibrantes.
Existem variações de cores que florescem da Flor-de-Maio, como: brancas, rosas, vermelhas, roxas, azuis e até mesmo a mistura entre elas. Então você pode escolher a cor que mais gosta para levar para casa.
Como cuidar da Flor-de-Maio
Como a Flor-de-Maio é da espécie de suculentas, muitas pessoas acreditam que ela não precisa de tanto cuidado assim. A verdade é que ela até consegue “sobreviver” sozinha, mas precisa de condições adequadas para isso.
Solo
Como toda suculenta, é necessário plantar a Flor-de-Maio em um vaso ou lugar que tenha uma excelente drenagem da água. Além disso, elas gostam muito de terra com bastante húmus de minhoca. Para a drenagem do vaso, você pode colocar pedras, cascas de pinus ou usar vasos com furinhos. Mas cuidado sempre com a água parada.
[tdj-leia-tambem]
Iluminação
Essa é uma das principais fases de cuidado da planta, já que ela não gosta de receber sol diretamente, mas ama a luz. Portanto, a solução é deixá-la em uma meia sombra, onde pegue sol, mas nem tanto.
Formas de Regar
A Flor-de-Maio não gosta de estar encharcada. Por isso, não regue frequentemente e nem com volume grande de água. O ideal é regar a planta cerca de duas a quatro vezes por semana, para evitar que as raízes apodreçam.
Mas para ter certeza que precisa ser regada novamente, aqui vai uma dica valiosa: basta colocar o dedo na terra e conferir. Se estiver totalmente seco, está na hora de regar novamente.

Adubação
A adubação da Flor-de-Maio pode ser feita uma vez ao mês, isso já seria suficiente para ela. Porém, no verão, é indicado adubar duas vezes para que as flores nasçam ainda mais lindas e fortes.
Os adubos indicados para elas são o adubo químico, com a nomenclatura encontrada nas lojas por NPK 8-8-8, ou até mesmo o orgânico, feito em casa com farinha de peixe, banana ou esterno bovino.
Florescimento
O florescimento dos botões da Flor-de-Maio acontece com uma combinação incrível da natureza: quando as noites se tornam mais longas e as temperaturas caem, chegando entre 10ºC e 15ºC. O nome da planta se dá porque as temperaturas no sudeste do país começam a cair exatamente em maio.
Por que ter uma em casa?
A Flor-de-Maio é uma flor encantadora e fácil de cuidar, além de deixar os ambientes da sua casa mais bonitos e cheios de charmes com suas cores e delicadeza.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		