Flores fáceis de cultivar: veja 5 opções para fazer um lindo canteiro

Ter um cantinho florido em casa é reconfortante e traz harmonia ao ambiente, além de deixar o ar perfumado. 

Para quem gosta do contato com a natureza, cultivar um jardim pode ser um excelente hobby e, pensando nisso, trouxemos uma seleção de flores que são de fácil cultivo. Ter a disciplina de cuidar das plantinhas corretamente e ver como resultado o seu desenvolvimento, é muito prazeroso e animador.

Que tal então ter o seu próprio cantinho florido em casa? Não precisa ser um espaço grande, se não tiver. Você pode cultivar algumas variedades até em vasos e colocá-los em diferentes locais da casa, inclusive na varanda de um apartamento.

Confira as 5 sugestões de flores de fácil cultivo para embelezar sua casa:

1. Calanchoê

Um dos queridinhos nos jardins é o calanchoê e muito deve-se ao fato de que é uma flor fácil de se encontrar e também de cultivar. Além disso, possui uma variedade de cores – amarelo, vermelho, rosa, laranja, branco – o que possibilita a criação de lindas composições de tons no seu canteiro.

Para escolher o local de plantio, saiba que o calanchoê prefere ambientes com luz solar direta, assim suas flores duram mais, porém, ele também pode viver bem a meia-sombra – locais que recebam de 3 a 4 horas diárias de sol já é suficiente.

Quanto à rega, duas vezes por semana no verão e uma vez no inverno já é o bastante para garantir seu desenvolvimento. Evite o contato direto com as flores e as folhas quando for regar; o ideal é direcionar a água para o substrato.

2. Violeta

Pequeninas e delicadas, as violetas vão bem tanto em ambientes externos quanto internos. É possível encontrá-las nas cores branca, rosa, azul, em tons mesclados e, claro, na própria cor violeta.

Foto: Antonel/Canva

De raízes curtas e tamanho entre 15 e 20 centímetros, elas se desenvolvem muito bem em pequenos vasos. A violeta precisa de pouca água, por isso regue apenas quando a terra estiver seca. O indicado é plantá-la em um local longe do sol direto, mas que tenha muita claridade.

3. Capuchinha

Aqui tem bônus: além de deixar seu quintal com cores lindas, a capuchinha pode ir do seu jardim à cozinha. Ela é uma espécie de flor comestível, com sabor picante que lembra o do agrião. Suas folhas podem ser usadas em sucos, chás e infusões.

Resistente à seca, a capuchinha pode ser plantada em vasos e floreiras com terra úmida, mas não encharcada, e deve receber pelo menos 4 horas de sol direto para que floresça bem. 

4. Dália

De cores e formatos variados, a dália é uma planta perene se que desenvolve com rapidez e possui vida longa. Pode apresentar cor rosa, amarela, roxa, branca, vermelha, laranja e mesclada, com formato de pompom, cacto, bola, entre outros. E suas pétalas também são comestíveis e as raízes podem ser cozidas e saboreadas como hortaliça.

Foto: LianeM/Canva

Ela é mais indicada para cultivo em jardins devido ao seu alto porte – seu caule pode ultrapassar 2 metros de altura –, contudo, a dália também pode ser plantada em vasos. O ambiente deve ter bastante luz, sendo pelo menos 4 horas de sol direto, e ela deve receber regas frequentes.

5. Mini margarida

Graciosas e pequeninas, as mini margaridas adaptam-se a diferentes climas e têm facilidade em reproduzir-se, proliferando-se rapidamente.

Embora tenha essa boa adaptabilidade, os solos com bastante matéria orgânica e bem drenados são o tipo ideal para que essa flor mantenha um ciclo anual. Indica-se que o local de plantio tenha pouco vento e sol direto até o entardecer.