
O tomate é um dos alimentos mais presentes na nossa alimentação. Muito nutritivo, cheio de vitaminas A e C, e licopeno, o tomate é um dos alimentos mais afetados por agrotóxicos. Você já pensou em cultivar esta deliciosa fruta em casa? Imagina só, colher no seu quintal e usar fresquinho nas refeições.
Um tomateiro pode ser plantado de diferentes maneiras, desde em um vasinho até no solo, porém, é necessário saber exatamente qual espécie irá cultivar, para que saiba qual a melhor época para o plantio.

Qual a melhor época para plantar tomate?
Como com todas as espécies, você deve saber qual o melhor período de plantio para o tomate. A princípio vai depender de qual região do Brasil você mora. Onde se registra um clima mais ameno, como nas regiões Sul e Sudeste, o cultivo deve ser feito entre agosto e janeiro. Já nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, que marcam temperaturas mais altas, é melhor plantar entre março e outubro.
Quanto tempo leva do plantio à colheita do tomate?
De modo geral, a colheita acontece de 110 a 120 dias após a germinação ou 90 a 100 dias do transplante. No momento da colheita, não se esqueça de tirar os tomates com delicadeza e tomar cuidado para que não seja atacado por pragas e pulgões.

Que espécies posso plantar no jardim?
No jardim, é possível plantar diversas espécies de tomate. Mas antes de iniciar o seu cultivo, é necessário decidir qual tipo de tomate você quer plantar para que as características se adequem ao seu clima.
[tdj-leia-tambem]
Entre as opções mais famosas estão:
- Tomate coração de boi: são grandes e carnudos, geralmente usados em saladas e lanches;
- Tomate redondo: é um pouco menor que o coração de boi, tem um pequeno caule e folhas mais espetadinhas;
- Tomate chucha: é mais comprido e alongado, tem menos carne e suco, o que o faz perfeito para molhos.;
- Tomate-cereja: Por fim, o tomate-cereja, também conhecido como tomatinho ou tomate-uva. É o mais usado em saladas e aperitivos..