Mulher plantando em jardim
Foto: Jupiterimages/Canva

Se você tem uma área externa em casa que recebe uma boa quantidade de luz solar por dia, fazer um jardim é uma ótima opção. Além de melhorar a qualidade do ar de sua casa, plantas deixam sua casa ou apartamento ainda mais bonitos e receptivos.

Existem muitas espécies de plantas para deixar seu jardim lindo e bem decorado. Mas, é importante levar em consideração as características do seu espaço, e seu tempo para manutenção.

Para te ajudar, listamos as melhores plantas para você começar a plantar no seu jardim, e dicas e sugestões de como cuidar e mantê-las.

Melhores plantas para jardim

Íris Azul

(Foto: erperlstrom/Canva)

Para dar um toque especial e delicado ao seu jardim, a primeira indicação que separamos é a Íris Azul, uma linda flor roxa ou violeta, muito fácil de cuidar. Ela floresce na primavera e no verão, e pode ser plantada em vasos ou diretamente no solo.

Apesar da aparência delicada, a Íris Azul suporta condições extremas, o que a torna uma opção perfeita para colorir seu jardim.

Suculentas

(Foto: oykuozgu/Canva)

Com diversas espécies de vários tamanhos e formatos, as suculentas também são extremamente resistentes ao sol, por serem plantas desérticas. Além disso, podem ser plantadas direto no solo ou em vaso, e não precisam de muita manutenção. Você só precisa regá-la uma vez por semana, mas lembre-se que elas gostam muito de receber luz solar.

Samambaias

(Foto: RPFerreira/Canva)

A samambaia é uma das plantas mais famosas do Brasil. Ela é uma boa opção para espaços do seu jardim que não recebe muita luz solar, ou para jardins de inverno. O indicado é plantá-la em vasos na parede, para deixar a samambaia pendurada.

[tdj-leia-tambem]

Buxinhos

(Foto: pixonaut/Canva)

Os Buxinhos são plantas arbustivas e combinam com jardins com design rústicos. São grandes e com a durabilidade e crescimento lento. Eles gostam de muita luz, mas precisam de pouca rega. Com podas durante a sua formação, você pode definir se o quer mais compacto ou denso.

Espada de São Jorge

(Foto: Alohapatty/Canva)

Muito conhecida pelo seu poder de proteção, a Espada de São Jorge é uma planta que não precisa de cuidados diários. No entanto, é indicado que mesmo em jardins, ela seja cultivada em vasos, e mantenha o solo sempre molhado. Durante o inverno, a rega pode ter um intervalo de 20 dias entre uma e outra. É linda e muito usada em decorações.

Lavanda

(Foto: bon9/Canva)

E para finalizar, a Lavanda é uma ótima escolha para quem não tem muito tempo para a manutenção do jardim. É uma planta linda, delicada e aromática, se adapta muito bem a qualquer ambiente e é resistente ao tempo seco.

Com poucas plantas você consegue cultivar um lindo jardim, variado, e até mesmo aromático, basta ter criatividade.