hortênsias
(Foto: rdparis22/ canva)

As hortênsias são flores linda e que encantam todos que decidem tê-las em casa no seu jardim. Quando elas estão bem pertinho uma das outras então, deixam o lugar ainda mais bonito e mostram toda a sua beleza e a floração abundante.

São plantas resistentes e uma grande dica para quem quer ter um jardim florido e com poucos cuidados. Porém, é comum vermos muitas pessoas falarem sobre a coloração variada da planta, que é um espetáculo a parte.

hortênsias
(Foto: Richard-7/ canva)

No entanto, não existem todas essas espécies de hortênsias, como azuis, roxas e rosas. O que acontece, é que as hortênsias têm a variação das suas cores são feitas a partir do pH do solo em que são plantadas.

Ou seja, uma única planta tem a capacidade e consegue produzir flores com algumas tonalidades, como violetas, azuis, rosas, roxas, lilás ou brancas. Tudo isso acontece pela alteração no pH onde está sendo cultivada.

[tdj-leia-tambem]

pH do solo e a coloração

Com a variação de pH da planta cultivada as cores podem ser: pH entre 4,0 e 5,5 produzirão hortênsias azuis; pH entre 6,0 e 6,5 resultarão em flores cor de rosa; já o pH acima de 8,0 darão resultado de hortênsias brancas.

hortênsias
(Foto: Wibikus – Pixabay/ canva)

E como você pode notar, existem diferença entre uma cor e outra, são nesses intervalos que tons diferenciados de rosas, lilás, azuis e assim por diante.

Como alterar a cor das hortênsias

A modificação do pH tem que ser planejada muito antes de começar a floração, de preferência com uma de antecedência, ou seja, cerca de dois meses. Mas lembre-se que é mais fácil mudar a cor de rosa para azul, do que o contrário.

hortênsias
(Foto: ziggy_mars/ canva)

São duas formas de fazer essa mudança, uma delas é com o processo envolve o tratamento da planta, para um resultado exato. A outra técnica, a mais fácil, mas com resultado não tão preciso, é a de mudar o pH de forma empírica e se surpreender com a cor que será resultante dessa ação.