Sementes e garrafa com óleo de semente de abóbora
Foto: Olena Rudo/Canva

Como o próprio nome já diz, o óleo de semente de abóbora é extraído da semente do fruto da aboboreira. No Brasil, consumir abóbora refogada é um feito comum entre as famílias aos domingos. Mas o óleo da semente, nem tanto.

O óleo é rico em gorduras boas e antioxidantes, substâncias com efeitos medicinais potentes. Ainda assim, muitas pessoas não sabem dos benefícios que esse óleo pode trazer. Dessa forma, a Horta e Jardim trouxe esses benefícios para você começar a incluir essa beleza no seu dia a dia.

Benefícios do óleo de semente de abóbora

Alívios digestivos e intestinais

O óleo de semente de abóbora auxilia na digestão. Assim, por ser rico em ácidos graxos insaturados, alivia sintomas intestinais. Para as pessoas que sofrem com esse tipo de desconforto, o óleo ajuda a manter a saúde da flora intestinal.

Sintomas de menopausa

Algumas mulheres sofrem com os transtornos causados pelos sintomas da menopausa, como calor intenso, insônia, queda de cabelo ou dores de cabeça. Para isso, o óleo de semente de abóbora é rico em fitoestrogênios naturais, que ajudam a reduzir alguns desses efeitos que vêm com a idade.

Cuidados com o cabelo

Esse óleo também pode ajudar quem sofre com queda de cabelo. Ele pode ser usado de duas formas:

  • Oral: Ingerir o óleo de semente de abóbora, que é rico em vitaminas A. Ele melhora a saúde dos cabelos e reduz a queda; Mas, se for ingerido sozinho, é recomendado que não ultrapasse duas vezes por dias.
  • Tópico: Passar o óleo diretamente nos fios hidrata e combate o ressecamento do cabelo, evitando assim a quebra dos fios.

Saúde da pele

Como o óleo de semente de abóbora é rico em vitamina A e E, ele age diretamente na saúde da pele. Dessa forma, aumenta a produção de colágeno, substância responsável pela tonalidade e elasticidade da pele; e combate danos causados pelo sol, o que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

Pote de sementes e com óleo de semente de abóbora
Você pode extrair o óleo da semente de abóbora em casa (Foto: Egal/Canva)

[tdj-leia-tambem]

Protege o coração

Se utilizado de forma regular, o óleo de semente da abóbora pode reduzir os níveis de colesterol LDL e a absorção de gorduras. Isso que dizer que, junto com uma dieta balanceada e exercícios físicos, o uso dele reduz o risco de ataques cardíacos.

Como extrair o óleo de sementes de abóbora?

A melhor abóbora para se extrair o óleo, é a chamada Abóbora da Estíria. O primeiro passo é separar as sementes da polpa da abóbora, lavar bem e deixar secar. Em seguida, você precisa torrar as sementes por alguns minutos, mas sem ultrapassar o 60 graus. Assim, é só amassar as sementes usando um pilão ou amassador, e coletar o óleo.

Por fim, é só deixar o óleo descansando em um recipiente fechado por cerca de quatro semanas antes de começar a usar. Além disso, você pode usar o óleo de semente de abóbora como temperos, em massas ou saladas.