
Uma pergunta que os amantes de jardinagem sempre fazem: para que serve as pedras no fundo dos vasos? Se você tem uma horta ou jardim certamente já ouviu. Uns pensam que é para economizar na terra, outros nem colocam por achar besteira. Mas a verdade é que as pedras tem um papel fundamental no crescimento da suas plantas.
Se você ainda não colocou essa dica em prática, ou ficou em dúvida se era mesmo necessário, confira a seguir!
Porque devemos colocar pedras no fundo dos vasos?

Geralmente as pedras colocadas no fundo dos vasos, antes da terra, são chamadas de “brita”. É importantes usa-la pois ela facilita a drenagem e escoamento da água da rega. Evitando que a água fique acumulada no fundo do vaso e apodreça as raízes das suas plantas.
A quantidade de plantas que morrem por excesso de água causados por vasos sem drenagem e escoamento adequado, é muito maior do que as que morrer por seca.
Além disso, combinada com os furos dos vasos, as britas também auxiliam na entrada de oxigênio para as raízes.
O que é manta de drenagem?
Algumas pessoas ainda usam a manta de drenagem por cima das britas. A manta de drenagem nada mais é do que um tipo de feltro grosso, que possibilita a passagem da água, mas não do substrato. Você pode substituir esta manta por qualquer tecido poroso, de preferência de composição sintética, caso contrário ele irá se decompor com o tempo.
Ou seja, a função da manta é fazer com que a terra não entre nos vãos das pedras, o que diminuiria a eficiência da drenagem.
Para que serve a argila expandida?

No lugar das pedras, também é muito utilizada a argila expandida, Ela tem o mesmo papel que as britas e a manta de drenagem, auxiliar na drenagem. Ela é leve e capaz de manter a umidade da terra por mais tempo.
Além disso, por ser mais leve que as britas, a argila expandida permite o manuseio do vasos com mais facilidade, isso ajuda quem precisa mudar os vasos de lugar para que as plantas tomem mais sol durante o dia.
[tdj-leia-tambem]