(Foto: zeljkosantrac/Canva)
(Foto: zeljkosantrac/Canva)

O solo das hortaliças tem alguns fatos interessantes. Por exemplo, você sabia que algumas hortaliças não podem ser plantadas no mesmo solo? Pois é, isso acontece porque algumas espécies podem contaminar o solo das outras. Porém, da mesma forma, existem aquelas que podem ser plantadas juntas.

A aleopatia é o que faz as hortaliças gostarem de crescer juntas ou não. Isso basicamente significa que certas plantas liberam substâncias que afetam o organismo do solo ao redor. Dessa forma, o organismo liberado age de forma positiva ou negativa nas sementes ao redor.

Para que sua horta se desenvolva bem e suas hortaliças cresçam em harmonia, é preciso entender um pouco sobre as “plantas amigas”. Pensando nisso, listamos as plantas que podem ser cultivadas juntas, confira!

Plantas que podem dividir o mesmo solo

Manjericão e tomate

(Foto: margouillatphotos/Canva)

Primeiramente, o manjericão e o tomate são as duas primeiras hortaliças que gostam de crescer juntas. Os dois possuem características de cultivo muito parecidas, gostam de sol e água. E um fator interessante, é que o aroma do manjericão afasta pragas e tomates da sua planta amiga, o tomate.

Louro e alecrim-rasteiro

(Foto: AD077/Canva)

O louro e essa espécie de alecrim combinam pois economizam espaço de solo sem atrapalhar um ao outro. Isso acontece porque as raízes do louro são mais profundas, enquanto as do alecrim-rasteiro crescem rente ao solo.

[tdj-leia-tambem]

Alface e cenoura

(Foto: FGorgun/Canva)

Sucesso na salada, o alface e tomate também são plantas amigas. Elas não competem por espaço da mesma forma que o louro e o alecrim. A aleopatia delas são extremamente compatíveis.

Espinafre, brócolis e repolho

(Foto: Mizina/Canva)

Essas três plantas, se cultivadas juntas, se desenvolvem melhor e se fortalecem. Inclusive, recomenda-se que sejam plantadas no mesmo solo para que entreguem resultados mais satisfatórios.

Tomilho, sálvia e alecrim

(Foto: jatrax/Canva)

Por fim, essas três ervas necessitam dos mesmos cuidados e práticas de manutenção. Dessa forma, podem aproveitar dos mesmo nutrientes, luz e umidade. Assim, também economizarão espaço na sua horta.