(Foto: pixelshot/Canva)
(Foto: pixelshot/Canva)

Você sabia que algumas plantas não precisam ser cultivadas na terra? Isso mesmo, cultivar plantas aquáticas é uma ótima opção, principalmente para quem não tem espaço sobrando ou um jardim para preparar o solo. E o melhor: é super fácil! Cultivando as espécies certas, não tem erro, você terá a casa com decoração de plantas que sempre quis.

Confira nossas dicas de como cultivar corretamente suas plantas aquáticas e quais os cuidados elas precisam.

(Foto: Tanor/Canva)

Plantas aquáticas, como cultivar?

1º passo

Em primeiro lugar, você deve escolher uma boa planta para ser matriz. É importante entender que plantas aquáticas não são cultivadas a partir de sementes. Sendo assim, é necessário uma planta já adulta e saudável da espécie que você deseja cultivar.

2º passo

Comece cortando com uma tesoura de poda um galho que caiba no recipiente que você irá usar como vaso. Os galhos que tenham de 3 a 5 folhas tem mais chances de se desenvolver.

3º passo

Higienize bem o galho removendo qualquer resquício de terra ou impurezas.

4º passo

A quantidade de água que preencherá o vaso é muito importante. Apenas as raízes e os galhos devem ficar submersos, a folhas precisam permanecer sempre secas. Sendo assim, não encha totalmente o vaso.

(Foto: Yuki KONDO/Canva)

Depois de seguir esses passos, basta esperar até que sua planta floresça.

[tdj-leia-tambem]

Cuidados

Como em qualquer cultivo, a escolha do recipiente afeta diretamente no desenvolvimento da planta. Com plantas aquáticas não é diferente. Ou seja, o tamanho do vaso deve ser levado em consideração para que a planta tenha espaço para crescer.

Eventualmente, o local onde o vaso vai ficar disposto também é importante. Precisar ser um local bem iluminado, dessa forma, o vaso transparente é o mais indicado. Dessa forma, a luz passa pelo vaso e chega até as raízes e galhos submersos.

Caso o recipiente escolhido seja uma garrafa, cuidado com o gargalo, ele pode atrapalhar na manutenção.

(Foto: bgwalker/Canva)

Como com plantas terrestres, a manutenção é o segredo para manter qualquer planta bonita e saudável, mesmo as aquáticas. Troque a água toda semana, sempre que a água começar a se tornar opaca.

Cultivar e cuidar de plantas aquáticas é muito fácil, e agora que você já sabe como, a falta de um espaço com solo adequado não é mais uma desculpa. Portanto, comece já a decorar sua casa com novas verdinhas.