(Foto: Алексей Филатов/Canva)
(Foto: Алексей Филатов/Canva)

A parreira é uma espécie de trepadeira, assim como a videira, e podar sua parreira todo ano ajuda a promover seu crescimento. Além disso, a poda correta promove a capacidade de gerar mais frutos e protege de doenças e infecções.

Assim, a poda deve ser feita durante o inverno, para tirar os ramos mais velhos e deixar sua planta com uma forma e aparência mais agradável, e claro, saudável. Lembre-se, não tenha medo da poda, quanto mais intensa, maior será a qualidade de vida da sua parreira.

Como podar parreiras

Passo 1 – Remova os ramos velhos

É importante começar a poda de sua parreira cortando os ramos mortos, secos e danificados. Você precisa cortar esses galhos doentes desde a raiz, com o auxílio de uma tesoura de poda. Para ter certeza que o ramo está doente ou morto, certifique-se de não haja folhas crescendo durante o período de crescimento. A poda desses ramos em especial pode ser feita durante a primavera ou verão.

Passo 2 – Corte os brotos que nascem na base

“Sugadores” são os brotos que nascem perto da base principal da parreira. Eles não fazem parte do sistema de frutificação, ou seja, não têm nenhuma função benéfica para as pereiras. Assim, para uma poda eficiente, corte esses brotos o mais perto da raiz que conseguir.

Passo 3 – Remova os brotos verticais

Caso note brotos verticais nascendo dos ramos da sua parreira, você deve cortá-los. Esses brotos se chamam epicórmicos. Eles não são curvados, são curtos e sempre crescem na vertical.

Passo 4 – Evite cortar ramos frutíferos

É muito importante que quando for podar sua parreira, tome muito cuidado para não cortar os ramos saudáveis e frutíferos. Eles são curvados e possuem pequenos botões nas pontas, mas é fácil confundi-los com os brotos verticais, então atenção.

[tdj-leia-tambem]

Passo 5 – Remova os ramos que crescem para baixo e para o centro

Os ramos devem crescer para fora e para cima. Assim, se houver ramos crescendo para baixo ou em direção ao centro da parreira, corte-os exatamente no ponto de origem. Dessa forma, sua parreira vai crescer com um visual organizado.

Podar parreiras pode ser trabalhoso e requer muito cuidado e atenção, mas ter uma crescendo linda e saudável vale o esforço.