
Com a chegada das altas temperaturas, é comum que os insetos, especialmente pernilongos, surjam em maior quantidade, já que o calor facilita a reprodução dos mosquitos.
Além de serem bastante incômodos, tanto pelo barulho quanto pelas picadas, é necessário ter cuidado com a transmissão de doenças graves, como dengue, zika vírus e chikungunya.
Para sua prevenção, listamos 5 plantas que funcionam como repelentes naturais. Além de afastarem as pragas, você pode cultivar facilmente essas plantas em seu jardim ou horta, e até em pequenos vasos em apartamentos, e decorar o seu ambiente.
Veja quais espécies cultivar para afastar essas pragas indesejadas de sua casa:
1. Alecrim

O alecrim é um excelente tempero, fácil de cultivar e que requer poucos cuidados. Na primavera, surgem pequeninas flores azuis, que irão dar vida ao seu jardim. Essa erva, que você pode plantar tanto no chão quanto em pequenos vasos, gosta de bastante sol e não é preciso regá-la com tanta frequência – uma ou duas vezes por semana já é suficiente. O seu sabor forte e característico, que vai muito bem em carnes e vegetais, não agrada tanto assim os insetos.
2. Arruda

Também conhecida por afastar energias negativas, a arruda é um famoso repelente natural de mosquitos e outros insetos. Seu cultivo é simples e adapta-se em ambientes variados, contudo a preferência é por locais com bastante sol. Regue moderadamente – a cada três ou quatro dias, sempre quando o solo estiver seco.
3. Citronela

Planta medicinal, a citronela é um dos repelentes naturais mais conhecidos e utilizados; ela afasta não só pernilongos, como também formigas, pulgas, carrapatos e outros insetos. Ela cresce em forma de arbusto e vai muito bem em espaços abertos, contudo, também é possível cultivá-la em vasos. O indicado é plantá-la no caminho do vento a fim de espalhar seu cheiro – que para os humanos é agradável, mas detestado pelos insetos.
A citronela gosta de água e sol, devendo ser regada sempre que o solo estiver seco. Você ainda pode utilizá-la como uma solução com água para passar no corpo ou limpar o chão da casa.
4. Lavanda

Bastante usada em decorações e para aromatizar ambientes, a lavanda tem importante propriedade repelente, inclusive para moscas, pulgas e traças. Também chamada de alfazema, a lavanda gosta de clima ameno e seco, com algumas horas de sol por dia. Regue-a uma ou duas vezes por semana, dependendo das temperaturas.
5. Manjericão

O manjericão é outra erva que, além de ação repelente, é um delicioso tempero. Seu aroma forte, que espanta os insetos, é muito admirado na culinária, especialmente em molhos, carnes e saladas. O manjericão não gosta de frio, por isso cultive-o então em local que receba algumas horas de sol diárias e regue-o com frequência – uma vez por dia ou a cada dois dias, dependendo do clima.