
A banana é a fruta mais popular entre os brasileiros e seu consumo traz muitos benefícios à saúde. Rica em potássio e vitaminas, a banana contém pouco sódio e nenhum colesterol, e contribui com o sistema digestivo, cardiovascular e cerebral.
De acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, somos o quarto maior produtor no mundo de banana. Não é à toa que essa fruta faz tanto sucesso entre os brasileiros.
E que tal então ter seu próprio pé de banana em casa? Saiba que plantar bananeira – sem trocadilhos – é mais fácil do que você imagina.
Aprenda agora como plantar banana de maneira sustentável, seguindo o passo a passo.
Muda
A primeira etapa é definir a variedade de banana que você irá plantar e então adquirir a muda, pois o plantio dessa fruta é feito a partir do rizoma, que seria a muda da planta adulta.
Diferente de outras frutas em que é possível reproduzi-las a partir da fruta madura, a muda da banana só pode ser obtida a partir do rizoma, por isso, o mais indicado, e prático, é comprar a muda pronta, vinda de viveiros.
Clima
Atente-se ao clima, pois a bananeira é uma planta tropical e precisa de luz, calor constante e chuvas bem distribuídas para o seu desenvolvimento adequado. A época indicada para o plantio é o início das chuvas, mas desde que você faça uma boa irrigação, ela pode ser plantada em qualquer mês. Já as temperaturas devem estar entre 15 e 35ºC durante o cultivo.
Solo
Para que a bananeira se desenvolva plenamente, é fundamental que o solo seja rico em nutrientes. Se for preciso, faça uma adubagem com fertilizantes orgânicos na área do plantio. Limpe o local, removendo pedras e outros objetos que possam estar na terra.
Na sequência, faça uma cova de 30 centímetros com 2 palmos de boca. Caso você cultive mais de uma bananeira, deixe de 3 a 4 passos de distância entre elas. Coloque a muda na cova e distribua mais fertilizantes nas laterais, cobrindo o buraco com terra.
Vasos
Caso você não tenha área externa suficiente para o plantio da bananeira, saiba que é possível plantá-la em vasos. Neste caso, opte por uma espécie de bananeira-anã, de 2 a 4 metros de altura. É importante que o vaso tenha boa drenagem e espaço para o desenvolvimento da raiz.
Adubo
Para a fertilização do solo, utilize essas três opções de adubo nas covas e, de preferência, em conjunto:
- cinzas: de olaria, carvoaria ou até mesmo do seu fogão; use até 1 quilo por planta
- esterco: utilize 10 litros de esterco de vaca ou 5 litros de esterco de aves bem curtido por cova
- farinha de osso: aplique 0,5 quilos por planta, misturando bem com a terra retirada para abrir a cova. Prepare a mistura com antecedência, molhe por 15 dias e só então coloque o esterco e a cinza.
Cuidados
Após o plantio, os cuidados continuam. A bananeira gosta de umidade, mas sem excessos, por isso regue-a ao menos 3 vezes na semana.
Fique de olho nas folhas; se ela ficar uma tonalidade amarelada, é indício de falta de nutrientes. Faça uma adubagem rica em nitrogênio durante o desenvolvimento.
Após 4 a 6 meses do plantio, escolha 1 ou 2 filhos para formar a touceira, retirando os demais com bastante cuidado para não ferir a planta mãe.
Remova também as folhas velhas, secas e quebradas, eliminando os excessos para impedir doenças e pragas.
Quando estiver com frutos, após cortar o cacho, pode o tronco da planta à meia altura. Isso faz com que a planta-filha retire nutrientes do restante do tronco da planta-mãe. Só então é possível removê-lo totalmente.