(Foto: Canva/Anna Chaplygina)
(Foto: Canva/Anna Chaplygina)

As suculentas já são as queridinhas de muitos amantes de plantas, paisagistas e decoradores. E uma tendência que vem crescendo muito são as suculentas pendentes. É impossível não se apaixonar por esse tipo de planta!

São plantinhas extremamente resistentes, lindas e fáceis de cuidar. Além disso, cabem em qualquer espaço pois são pequenas, muito versáteis e suas folhas crescem em direção ao chão.

Se você se interessou pela suculentas pendentes, confira nossas dicas das mais famosas e como cuidar.

Tipos de suculentas pendentes

Kalanchoe uniflora

(Foto: reprodução/Instagram @spoonieplantmum)

Em primeiro lugar, temos a Kalanchoe uniflora, uma suculenta pendente que chega a até 45 centímetros de comprimento. Essa plantinha possui lindas flores cor de rosa que nascem na extensão das folhas. Muitos acreditam que essa espécie traz felicidade para quem a recebe como presente.

Rosinha de pedra

(Foto: Canva/NancyAyumi)

A espécie Rosinha de pedra é original do Japão e sua beleza chama muita atenção. Suas folhas arredondadas se juntam e formam uma rosa. Quando bem cuidada, ela cresce e diversas rosas de folhas verdes ficam pendendo, o que deixa a planta ainda mais linda e exótica.

Dedo-de-moça

(Foto: Canva/Courtney Vitale)

A suculenta Dedo de moça é uma das mais conhecidas. Suas folhas verde claras chamam atenção por seu formato de dedinho, e também pelo volume que podem chegar.

Corações emaranhados

(Foto: Canva/Lana_M)

Os corações emaranhados não poderiam ficar de fora dessa lista. Suas folhas em formato de coração. Conforme vai crescendo, suas folhas se enroscam uma na outra, criando um emaranhado de corações, daí o nome. Essa é uma das espécies que cresce mais rápido.

Crassula pellucida

(Foto: Canva/MichelR45)

Por fim, incluímos a Crassula pellucida, uma linda e exótica suculenta pendente. Nativa da África do Sul, é ideal para quem procura uma planta para cultivar na sombra, dentro de apartamento e locais onde não possui muita luz solar.

Como cuidar das suculentas pendentes?

Rega

O cuidado mais importante a se tomar com as suculentas pendentes é com a rega. Primeiramente, se certifique de que os vasos tenham furos de drenagem para que a água escorra e não permaneça no solo afim de apodrecer as raízes.

Uma dica: Você pode acrescentar britas no fundo dos vasos para facilitar ainda mais a drenagem da água.

Em seguida, se atente a quantidade e frequência das regas. Sempre verifique com o dedo se o solo da suculenta está seco, essa é a hora de receber uma nova rega.

(Foto: AzmanL/Canva)

Exposição

As suculentas são plantas do deserto, portanto, precisam de um clima mais ameno ou quente para se desenvolver bem. Coloque-as para tomar sol direto por pelo menos duas horas por dia.

Poda

Geralmente, quanto mais cresce a suculenta pendente, mais bonita fica. Sendo assim, a poda não é muito indicada, apenas para retirar as folhas secas ou ramos doentes.

Essas lindas suculentas suspensas são perfeitas para jardins verticais. Além disso, também compões muito bem a decoração de espaços pequenos tanto dentro quanto fora de casa. Aposte nessa nova tendência e arrase!

[tdj-leia-tambem]