
Foi-se a época em que apenas decoradores e paisagistas investiam em plantas dentro de casa. A tendência de trazer a natureza para dentro de casa está em ascensão e não vai desacelerar. Hoje em dia qualquer um pode investir em plantas para deixar a casa mais bonita.
Além disso, os benefícios de ter a casa cheia de verdinhas não para apenas na estética. Elas tem o poder de deixar o ambiente mais alegre, influenciar no humor e bem-estar dos moradores.
Com esse sucesso, algumas tendências estão surgindo e ganhando cada vez mais relevância, separamos as principais para você conferir e inovar na sua decoração e até mesmo dicas de técnicas de cultivo.
Tendências de paisagismo
Jardim amigável

O jardim amigável é indicado para quem tem um jardim ou quintal em ambiente aberto. O intuito dessa nova tendência é trazer para casa não apenas plantas, mas também nossos amigos insetos polinizadores. Ou seja, no plantio desse jardim deve estar incluso espécies que atraem abelhas, borboletas, besourinhos, joaninhas e até pássaros.
Nessa tendência, normalmente é desejável um pequeno bebedouro para pássaros ou espelhos d’água para atrai-los com mais facilidade. Além disso, isso estimula a criação do seu próprio bioma natural, onde o maior beneficiado é você.
Xeriscaping

Antes de mais nada, xeriscaping significa de forma literal ‘seco’. Essa técnica consiste em utilizar o mínimo possível de irrigação artificial no jardim. Ou seja, ele foca espécies de plantas que guardam bastante líquido, como os cactos e suculentas. Com a crescente necessidade de economizar água, muitas pessoas já adotaram essa técnica. Geralmente as que morar longe de rios e lagos de abastecimento.
[tdj-leia-tambem]
Jardim em tons de pedras preciosas

Essa nova tendência cresce de forma expansiva por conta de sua beleza. Os tons escolhidos para o jardim devem lembrar pedras preciosas e expressar muita energia positiva. Nesse sentido, deve ser uma jardim extremamente alegre. Ou seja, as cores devem ser vibrantes, tendo laranja, vermelho, amarelo, azul como referência. Acima de tudo, o estilo das flores devem ser variados e brincar com e brinca com o furta-cor.
Jardins verticais

Para aqueles que tem pouco espaço em casa mas não abrem mão ter um jardim em casa, o jardim vertical é uma ótima opção. As condições climáticas do Brasil são muito propícias para as plantas cresçam e se desenvolvam bem. O jardim de inverno também vem sendo usado como estratégia para controlar a temperatura e purificar o ar.
Rewilding

Por fim, temos o “Rewilding”, que significa “tornar selvagem novamente”. Nesse sentido, você deve cultivar um jardim com aspecto mais selvagem. Nesta tendência é muito comum as plantas mais rústicas, que não expressam delicadeza. Porém, lembre-se isso não quer dizer deixar o jardim ‘largado’. Se trata de deixa-lo com uma aparência mais despojada e estilosa. O Rewilding surgiu para mostrar que jardinagem não é coisa apenas para pessoas delicadas.
Enfim, chegou a hora de você decidir qual dessas tendências combinam mais com a sua casa e a sua personalidade, e arrasar em uma nova decoração!
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		