Veja 6 erros comuns cometidos em hortas e como evitá-los

Quem não sonha em ter uma horta em casa e poder colher seu próprio alimento? Ter à mão verduras, hortaliças e temperos sempre fresquinhos é muito satisfatório. Semear a terra e acompanhar o desenvolvimento das plantinhas até a colheita é um processo bastante gratificante.

Mas para que se tenha sucesso são necessários alguns cuidados e, às vezes, os iniciantes – e até mesmo os mais experientes – cometem algumas falhas comuns que podem prejudicar o cultivo de sua horta.

Acompanhe 6 erros mais comuns e veja quais medidas tomar a fim de evitá-los:

Afundar muito as sementes

Se você plantar as sementes muito profundamente, elas não terão força para germinar. O ideal é que fiquem bem próximas da superfície, no máximo com 0,5 centímetros de profundidade.

Quantidade de sementes no buraco

Para a maioria das variedades, o recomendado é colocar 3 sementes em cada buraquinho. Se você plantar sementes demais no mesmo espaço, elas não terão área suficiente para se desenvolverem. Existem algumas exceções, caso das plantinhas que nascem em maços, como cebolinha, salsinha e coentro – para estas, use 8 sementes.

Quantidade errada de água

Esse é um dos erros mais comuns. A quantidade de água vai depender muito do calor, da quantidade de sol e, claro, das variedades que você tem na sua horta. Muitas vezes, as pessoas imaginam que quanto mais água, melhor; porém, você deve seguir a necessidade de cada plantinha e por isso é fundamental que você conheça bem cada uma que pretende cultivar.

Foto: Jevtic/Canva

Dessa forma, utilize um borrifador ou regador para não encharcar a terra. Além disso, é importante que a água esteja em temperatura ambiente e tenha um bom escoamento.

Exposição ao sol

Da mesma forma que cada espécie tem uma necessidade de água, a exposição à luz solar também varia. Algumas mais sensíveis precisam de sol mais fraco, do início da manhã, outras de sol pleno durante mais horas. Por isso é importante plantar próximas as verdinhas que tenham demandas semelhantes de luminosidade.

Falta de adubo

Essa falha acontece principalmente quando se tem uma horta em vasos, pois as variedades plantadas diretamente no solo conseguem extrair dele os nutrientes necessários para seu crescimento.

Mas isso não quer dizer que elas não precisem de cuidados. Acompanhe constantemente a saúde do solo e faça as complementações necessárias de nutrientes.

Já para as hortas em vaso, a adubação deve ser mais frequente. Uma vez por mês, fertilize suas plantas com adubos orgânicos, como farinha de osso, húmus de minhoca e adubo de composteira.

Compactação do solo

Ao fazer o cultivo, procure não apertar a terra, deixando-a muito firme. Ela deve ficar aerada e soltinha para as raízes respirarem e terem espaço para crescerem sem dificuldades, e a água fluir livremente.

Agora que você aprendeu alguns erros que pode estar cometendo e impedindo o pleno desenvolvimento de sua horta, corra para corrigi-los e ter sucesso com seu cultivo.