Você sabe da importância das minhocas para a agricultura?

As minhocas são animais invertebrados muito importantes para a agricultura, pois elas auxiliam na manutenção da saúde do solo e, consequentemente, das plantas.

Diferente do que possa parecer, elas são seres higiênicos e você pode cultivá-las em casa por meio da compostagem ou vermicompostagem. Assim, você aproveita todos os benefícios que elas trazem.

Por se tratar de um agente decompositor, a minhoca alimenta-se tanto de vegetais quanto de restos de outros animais. Dessa forma, o animal recompõe as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, enriquecendo-o e favorecendo a geração de húmus.

Conhecendo mais sobre as minhocas

As minhocas estão presentes no mundo todo – exceto em locais de condições extremas, como desertos ou áreas gélidas. Algumas espécies não resistem a temperaturas abaixo de 0ºC, enquanto outras não suportam acima de 30ºC.

As populações variam de poucas minhocas por metro quadrado a mais de mil indivíduos, conforme as condições do solo, como ph, umidade e temperatura, porém, o imprescindível para sua sobrevivência é a disponibilidade de matéria orgânica.

Uma curiosidade: a estimativa de vida de uma minhoca varia de 10 a 12 anos, contudo, em ambientes selvagens, ela costuma viver no máximo até uma ou duas estações do ano por conta de predadores.

Benefícios para o solo

As minhocas cavam extensos túneis na terra, trazendo para a superfície camadas mais profundas do solo e, dessa forma, renovando os nutrientes da área superficial.

Além disso, essa movimentação no solo contribui para a aeração e drenagem do solo. A sua atividade melhora a ventilação das raízes e a infiltração de água. 

Foto: AnSyvanych/Canva

Ao ingerirem porções de terra enquanto cavam os túneis, as minhocas decompõem e transformam os restos orgânicos de vegetais e animais em húmus, um excelente adubo para as plantinhas.

Se não fosse a ação das minhocas, os nutrientes ficariam presos na matéria orgânica morta e não retornariam ao ciclo da vida.

Composteira em casa

A maior parte do lixo produzido em casa é composta por matéria orgânica, e é destinada a aterros e lixões, o que influencia na emissão de gases do efeito estufa. 

Uma composteira caseira com micro-organismos decompositores e minhocas especializadas em compostagem doméstica evita a emissão desses gases, além de diminuir a demanda por espaços em aterros e lixões.

Outra vantagem importante é a produção de seu próprio adubo; este rico húmus pode ser usado como substrato para plantinhas.