Você sabia que a baunilha é uma orquídea?

A baunilha é uma especiaria muito apreciada, de elevado preço no mercado, utilizada como aromatizante em produtos culinários, especialmente doces, e também em cosméticos, como sabonetes, cremes e perfumes.

Mas você sabia que essa planta faz parte da família das orquídeas? A baunilha, cujo nome científico é Vanilla planifolia, é uma trepadeira nativa das florestas do México e da América Central, e é o único fruto comestível entre as orquídeas. 

A baunilheira pode chegar a mais de 10 metros de comprimento, possui flores verde-amareladas e seus frutos são vagens de 10 a 25 centímetros, de onde se extrai a tão cobiçada baunilha.

Que tal aprender mais sobre o cultivo dessa linda planta? Confira então algumas dicas para ter uma linda baunilha em casa:

Clima ideal

Foto: abadonian/Canva

Como a baunilha tem origem tropical, o mais indicado para seu cultivo é que as temperaturas médias fiquem acima de 21ºC durante o ano inteiro, com umidade do ar alta e chuvas regulares.Contudo, é importante que haja um período seco de 60 dias para que ela floresça. 

Luminosidade indicada

O ideal é cultivá-la à meia-sombra, longe do sol direto, exceto que pegue apenas o sol bem fraco da manhã.

Composição do solo

A composição do solo deve ser rica em matéria orgânica, leve, fértil e bem drenado. Em pouco tempo, a muda não irá precisar mais do vaso nem substrato, pois como as suas raízes são aéreas, elas ficarão sobrepostas em vários galhos e o tutor (estaca) irá sustentar a planta.

Frequência da rega

Seja em vaso ou diretamente no chão, o solo ou substrato deve estar úmido, mas sem ficar encharcado. 

Técnicas de plantio

O plantio por sementes é muito difícil e as plantas originárias desse método demoram bastante para florescer, por isso, normalmente faz-se o plantio através de estaquia.

Os ramos que serão plantados devem ter entre 30 e 100 centímetros de comprimento, deixando de 1 a 3 nós do caule (dependendo do tamanho do ramo) enterrados no solo. As folhas da parte do caule que ficará enterrada devem ser retiradas.

Foto: Sandi Somantri/Canva

Por se tratar de uma trepadeira, é necessário que se utilize estacas de madeira ou algum outro apoio para que ela possa crescer plenamente.

Caso você plante mais de um pé, procure deixar espaços de pelo menos 1 metro entre eles, pois espaços apertados podem atrapalhar no controle de pragas e doenças.

Colheita

A baunilha produzirá as primeiras flores a partir do segundo ano do cultivo, podendo até começar a florir apenas após o quarto ano.

Após a polinização, a colheita leva de 6 a 9 meses e colhe-se as vagens quando elas estão começando a amadurecer, tornando-se pálidas. 

Foto: TommyIX/Canva

Importante fazer a colheita das vagens com frequência, pois  quando estão completamente maduras, elas se abrem e liberam as sementes.

Após a colheita, as vagens precisam passar pela secagem e maturação antes de seu uso na culinária. 

Cura das vagens de baunilha

Uma das maneiras de se fazer a cura das vagens é deixá-las no sol durante várias horas. Você também pode mergulhar as vagens em água quente por 2 ou 3 minutos antes da secagem ao sol. 

Em seguida, as vagens são expostas ao sol por 2 ou 3 horas, no período mais quente do dia, e guardadas em caixas para manter o aquecimento. Repete-se o processo por alguns dias, de 5 a 8. Ao final desta etapa, as vagens devem se encontrar muito flexíveis e com uma coloração marrom-escura.

Foto: ValentynVolkov/Canva

A secagem continua em local sombreado e bem ventilado, e dura de 1 a 3 meses. As vagens estarão então com cerca de um terço de seu peso original.

No final, as vagens ficam em caixas fechadas por um período mínimo de 3 meses, até desenvolverem o sabor e o aroma desejados.