O Tik Tok, aplicativo chinês, embora ainda pouco conhecido, promete se tornar cada vez mais popular entre, principalmente, adolescentes e jovens. Prova disso são os números de download do aplicativo responsável pela criação dos principais memes em vídeo. Em 2018, ele foi o quarto mais baixado do mundo, segundo pesquisa da Sensor Tower.
O conteúdo é muito diverso, mas gira em torno de interpretação de músicas, esquetes de humor caseiras, desafios e, muito devido ao público principal, monólogo adolescente. A maior parte, principalmente os ‘virais’, saem do aplicativo e ganham ainda mais público quando são compartilhados nas outras redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter e Youtube.
A base de usuários ainda é jovem, na faixa dos 12 aos 15 anos. Para Renata Lotto, chefe de planejamento e sócia da consultoria Youpix, “o público é aquele que estava no Instagram, mas começou a achar chato o fato de os pais também estarem lá”.
Mas esse monopólio tende a mudar.
O número de adultos utilizando a ferramenta saltou de 3,9 milhões em março de 2018 para 14,3, em março de 2019.
Isabelle Ventura, CEO da Squid, agência de marketing digital com foco em influenciadores, disse, em entrevista à Folha de S. Paulo, que a ferramenta tem potencial para disputar o público do Youtube, mais do que com o Instagram Stories, por exemplo. “As ferramentas nativas de edição são mais acessíveis, o que deixa a criação de vídeos criativos mais fácil”, comenta.
[tdj-leia-tambem]
Fonte: Folha de S. Paulo