Produtora em plantação
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A cidade de Jundiaí continua investindo em tecnologia para se tornar uma Cidade Inteligente, e a Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) se uniu à Ambev e à TNC (The Nature Conservancy), para promover ações para levar tecnologia para a produção rural da região com a startup ManejeBem.

A ação faz parte do Programa Nascentes de Jundiaí, e deve desenvolver uma inteligência tecnológica para o desenvolvimento de comunidades de agricultores familiares da cidade. A iniciativa promoverá o acesso rápido a informações sobre o manejo de lavouras e criações de maneira sustentável.

O foco está nos recursos naturais e serviços ambientais providos dentro das propriedades rurais que o programa proporciona.

“Jundiaí é uma cidade inteligente e a agricultura é uma importante área para a geração de economia do município”, lembra o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

De acordo com a CEO da ManejeBem, Caroline Pimenta, a startup ManejeBem, facilita a assistência técnica agrícola e a estruturação de sistemas produtivos rurais. Com isso, será estabelecida uma melhora na qualidade de vida dos agricultores familiares de Jundiaí, na preservação e regeneração de ecossistemas. A inclusão da ManejeBem no programa partiu das parcerias realizadas pelo Programa Nascentes Jundiaí

Parcerias de sucesso

O programa Nascentes é uma iniciativa que une várias instituições, e tem como objetivo implementar um modelo de Política Pública para conservação e recuperação de mananciais no município de Jundiaí.

As instituições realizadoras do Nascentes são: Prefeitura de Jundiaí, TNC (The Nature Conservancy), Ambev, Coca Cola, Fundação FEMSA, Fundação Agência das Bacias PCJ e DAE Jundiaí. Juntas, formam a Unidade Gestora do Programa – UGP Nascentes Jundiaí. 

 “A parceria com a AmBev, nos possibilitou trazer a ManejeBem com o objetivo de fortalecer as ações de assistência técnica junto aos Agricultores que participam do Programa de maneira a agregar outros benefícios sociais podendo melhorar a qualidade de vida e renda dos nossos principais parceiros, os Produtores Rurais”, disse o coordenador do Fundo de Água de SP – TNC Brasil, Henrique Bracale.

A Ambev tem um programa chamado Aceleradora 100+. Essa iniciativa impulsiona startups com soluções inovadoras a desafios de sustentabilidade, para incentivar negócios como a ManejeBem, que venceu a edição de 2018. “Desde então, trabalhamos com eles endereçando nossa meta ligada à agricultura inteligente com o foco no desenvolvimento dos pequenos agricultores”, afirmou a Gerente de Sustentabilidade da Ambev na América do Sul, Mariana Appel.

Ação facilitadora

Maria Teresa Staheli é produtora de hortaliças e ervas aromáticas e conta como a tecnologia do novo programa facilita e agiliza as produções, principalmente em momentos em que surgem dúvidas.

“O nosso dia a dia é muito dinâmico. Às vezes sentimos diferença na plantação de um dia para o outro, ter o auxílio de um técnico especializado a um toque do celular é muito interessante e promove agilidade para o produtor rural”, contou. Staheli recebeu a primeira visita da equipe técnica e o caderno de Campo, que auxilia no controle da plantação.

[tdj-leia-tambem]