Espaço de trabalho organizado com iMac, plantas, caderno, ampulheta e acessórios, representando produtividade e design natural.
Foto de Dmitry Mashkin na Unsplash

A escolha do uso de dispositivos Mac e do sistema iOS para fins pessoais e profissionais tem vindo a ganhar cada vez mais terreno. A segurança e confiança que os utilizadores têm num dispositivo Apple faz com que as vendas cresçam de ano para ano. A sua utilização é mais fluida e intuitiva que os dispositivos com outros sistemas operativos. Para que o seu Mac funcione de forma otimizada é necessário que faça a manutenção frequente do mesmo, nomeadamente da memória do sistema. Na grande maioria das vezes não limpamos os arquivos supérfluos e inúteis com frequência, comprometendo o bom funcionamento do dispositivo.

Quer saber alguns truques para a otimização e limpeza do seu Mac? Entre passos simples e como usar o CleanMyMac, no final deste artigo o seu computador vai navegar à velocidade da luz.

1 — Mantenha sempre o sistema operativo actualizado

Obviamente este é uma das primeiras coisa a verificar:

Para verificar se necessita atualizar o seu Mac:

  • Vá até ao menu Apple;
  • Selecione «Sobre este Mac»;
  • Escolha «Actualização de Software»;

Para verificar se necessita atualizar o seu sistema operativo iOS:

  • Acesse em «Ajustes»;
  • Clique em «Geral»;
  • Escolha «Actualização de Software»;

Ter a última versão do sistema operativo e o software vai ajudar a que o seu dispositivo funcione melhor e esteja mais protegido contra eventuais ataques cibernéticos.

2 — Organize o Desktop e limpe os ficheiros antigos e desnecessários 

Quando temos o desktop cheio de ficheiros o sistema não é tão rápido como devia. O mesmo acontece quando a memória está sobrecarregada de arquivos e aplicativos que já não necessitamos ou que não foram os ideias para as nossas necessidades. O segundo passo importante é apagar e otimizar a memória do sistema operativo:

  • Crie pastas: organize os arquivos, textos e fotos em pastas temáticas. Armazene-as na directiva de documentos ou imagens.
  • Spotlight é a chave: Sempre que quiser encontrar um ficheiro específico utilize a funcionalidade de busca integrada do seu Mac.
  • Apagar, apagar, apagar: Não se esqueça de enviar para o lixo todos os icons, fotografias, vídeos, ficheiros, aplicativos que já não precisa. Depois, clique em esvaziar a lixeira para ganhar mais espaço.

3 — Utilize aplicativos de limpeza externos

O mercado disponibiliza diversos aplicativos para o ajudar nesta limpeza e otimização do sistema, como por exemplo o aplicativo CleanMyMac. Antes de baixar qualquer uma destas ferramentas, verifique:

  • Compatibilidade com o sistema.
  • Como funciona o aplicativo.
  • O que dizem os usuários sobre este aplicativo e qual o nível de satisfação dos mesmos.

4 — Utilize a última versão dos aplicativos

Tal como o sistema e o software devem estar atualizados, deve fazer exatamente o mesmo com os aplicativos que tiver instalados no seu Mac. Desta forma não ocorrerão bugs e não vai comprometer a integridade do sistema e o bom funcionamento do seu computador.

5 — Faça sempre backups do sistema

Esta é uma boa forma de estar protegido contra eventualidades. Pode colocar o iCloud ou o Time Machine para fazer automaticamente uma cópia de segurança do sistema, protegendo desta forma os seus dados e possibilitando o restauro de um sistema anteriormente utilizado fazendo com que não perca nada que guardou na memória do sistema operativo.

Como vê, em cinco passos simples e intuitivos conseguirá melhorar a performance do seu Mac, evitando frustrações ou eventuais perdas de informações importantes. Boas limpezas.