verônica
verônica

Com a pandemia, diversos eventos científicos tiveram de se reinventar e novos ganharam cenário na continuidade dos trabalhos em prol da valorização científica de estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e privadas do país.

Com isso, a Feira Paulista de Ciência e Tecnologia surgiu para incentivar a criatividade e a inovação em jovens talentosos para reconhecer suas iniciativas em prol do conhecimento, de forma gratuita e aberta aos estudantes da rede pública e privada do Estado de São Paulo.

A estudante do 2º ano do Ensino Médio na Escola Estadual Adoniran Barbosa de Valinhos, Verônica Carmacio Chaves (16), conquistou o 1º Lugar na Categoria Ciências Sociais Aplicadas e também o 3º Lugar Geral nas notas dos avaliadores.

Sob orientação do graduando em Publicidade e Propaganda da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), Davi Alexandre Schoenardie, Verônica desenvolveu a pesquisa “Pandemia e Cinema: Uma Análise do Toque Humano no Filme ‘A Cinco Passos de Você’ (2019)”.

Verônica afirma que está muito contente com esse incentivo, mas acreita que fazer pesquisa vai bem mais além do que uma premiação. “É sobre se aprofundar e se apaixonar ainda mais por aquele problema, e procurar uma solução cada vez mais madura. É por esse tipo de incentivo que eu pretendo continuar pesquisando e conquistando meus sonhos” diz.

Deixando o nervosismo de lado

Durante os dias 30 de novembro e 09 de dezembro, mestrandos, mestres, doutorandos e doutores avaliaram os trabalhos que concorreram à premiação. O trabalho de pesquisa de Verônica estava entre os vencedores. No dia 10 de dezembro, aconteceu a sessão solene de premiação dos projetos melhor avaliados, por um corpo de 3 a 4 avaliadores por trabalho.

“Tive que fazer diversos processos de estudos, sendo metodológicos, até de estudos de casos de cenas e até me aprofundar com os comentários que os próprios avaliadores de feiras passadas me faziam”, comenta a adolescente sobre sua preparação.

O orientador comenta que Verônica se superou na apresentação e o surpreendeu ao vencer o seu nervosismo, o que a fez conseguir apresentar tudo aquilo que os dois desenvolveram durante o ano de 2021.

[tdj-leia-tambem]

Realizando sonhos pela ciência

Com isso, além das duas premiações, a estudante conquistou uma vaga na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais renomadas e disputadas feiras do Brasil.

A adolescente afirma que sua ambição sempre foi a maior incentivadora para conquistar os prêmios. “Minha maior inspiração até nesse momento era conseguir realizar meu sonho, que era entrar nessa feira Febrace, por ser tão concorrida e a maior do Brasil, é super difícil conseguir ser finalista nela”. Ela ainda completa que “meu orientador Davi, esteve nesse processo, acredito que ele foi quem me incentivou nessa jornada para estarmos aqui hoje.”

Verônica conta que ficou bastante emocionada e ressalta a importância do trabalho diante das mais de 600 mil mortes pela covid-19 no Brasil. Ela ainda completa seus planos a partir de agora: “Almejo conseguir uma vaga na maior feira do mundo, Intel Isef, e continuar apresentando em feiras científicas e aprimorando meu projeto científico.”