google wifi na escrivaninha
Foto: Google

O Google lançou no Brasil na manhã desta quinta-feira (14) o roteador com tecnologia mesh Google Wifi, que promete oferecer conexão estável em todos os cômodos da casa, e não apenas no local próximo ao equipamento.

A empresa diz que um só aparelho será capaz de distribuir internet em um alcance de até 110m². Para áreas maiores, é preciso ter outras unidades ligadas à rede.

O preço sugerido pela empresa é R$999 pela unidade ou R$1.999 pelo kit com três unidades. Segundo a companhia, o Google Wifi pode ser encontrado nos principais varejistas do país.

Roteador Google Wifi. (Foto: Google)

O que é Wi-Fi Mesh?

A tradução do termo “mesh”, que significa “malha” em inglês, ajuda a entender como funciona a tecnologia de roteadores. Esse tipo de aparelho permite adicionar em apenas uma rede vários pontos de Wi-Fi, que ficam conectados entre si e criam uma “malha” de internet.

Para continuar com o sinal estável, os roteadores mesh se comunicam e analisam qual será a melhor rota para enviar e receber todos os dados. Essa interação amplia o alcance da conexão sem perder velocidade, como costuma acontecer com repetidores de sinal.

[tdj-leia-tambem]

Google Home

As pessoas que utilizam o Google Wifi precisam configurar a rede pelo aplicativo Google Home, disponível para Android e iOS.

Com ele, é possível ativar o primeiro roteador de sua rede mesh, que ficará conectado ao modem pelo cabo de rede, e adicionar outros pontos, que precisarão apenas de um cabo de energia e poderão se conectar ao dispositivo principal sem a necessidade de fios.

Existe ainda um recurso para controlar o que crianças acessam na internet. O “Wi-Fi da família”, como é chamado, ajuda a criar regras para alguns aparelhos, como um bloqueio para milhões de sites com conteúdo adulto.

Essa opção também prevê a possibilidade de programar pausas em determinados dias e horários para impedir a conexão no momento de dormir ou das refeições, por exemplo.

Fonte: g1.