
A cada dia a internet e a tecnologia nos surpreende com novidades que desafiam nossos olhos. Essa semana, um novo aplicativo quebrou mais uma barreira ao usar inteligência artificial para dar movimento a fotos, no melhor estilo Harry Potter.
Assim, milhares de internautas estão utilizando o site para relembrar de entes queridos que já faleceram, ou que sequer chegaram a conhecer. O Deep Nostalgia é um programa da plataforma de genealogia, MyHeritage (“Minha Herança”, em tradução livre).
Por mais que pareça, a tecnologia de inteligência virtual utilizada pelo Deep Nostalgia não é tão complexa. De acordo com a matéria da CNN, o aplicativo utiliza aprendizagem profunda para aplicar movimentos já prontos de acordo com as características faciais. Além disso, o programa ainda inclui pequenos movimentos de elementos que não estão na foto, como sorriso e parte lateral da cabeça, conforme a movimentação.
“A atração aqui é que a imagem visual é muito íntima e atraente, e nós respondemos a isso”, diz Hany Farid, reitor associado e diretor da Escola de Informação da UC Berkeley. “Somos seres visuais. Quando você vê sua avó ou Mark Twain ganhar vida, há algo fascinante nisso.”
A plataforma MyHeritage ainda adverte os usuários de não fazer o upload de fotos de pessoas vivas sem seu consentimento. Além disso, destaca que a empresa não adicionou opções de áudio para manter a segurança das pessoas.
Isso porquê esse tipo de tecnologia pode muitas vezes ser utilizado como ferramenta para falsificações e montagens que podem prejudicar pessoas.