
A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação marcou Jundiaí nos últimos dias. O evento confirmou como a inovação vem sendo tratada na cidade.
A tecnologia e investimentos realizados na Incubadora Tecnológica, a implantação de projetos escolares por meio da Escola Inovadora e agora, a Semana Municipal de Ciência, que contou com mais de 200 participantes em diversas atividades, mostra a importância de novas ideias, especialmente as que vêm de adolescentes e jovens, como combustível para que a cidade continue avançando.
Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação
Palestras, oficinas, mentorias e debates foram destaques na semana desenvolvida pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT).

“Foi uma semana muito produtiva para todas as idades, dentro da proposta da administração, que é de incentivar a inovação e o empreendedorismo”, resumiu diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da UGDECT Mariana Savedra Pfitzner.
Várias instituições participaram dos eventos propostos na programação, como as câmaras de comércio, universidades, escolas de Jundiaí, startups e grandes empresas. “Nunca tivemos uma semana tão diversificada como esta. Conseguimos atingir pessoas de todas as idades interessadas no empreendedorismo e também em estudar fora do País”, avalia.
Startups
Com o objetivo de aproximar jovens com ideias inovadores, empresários, universidades e instituições internacionais, a Prefeitura de Jundiaí promoveu na última semana dois grandes encontros: o Café Tecnológico e o Jundiaí Going Global.
No Café Tecnológico, de quarta-feira (23), representantes das empresas Mahle, Siemens, Foxconn, Unimed e Klabin e membros de centros de ensino se reuniram com jovens da Incubadora Tecnológica. O encontro não só propiciou que os incubados conhecessem as demandas do mercado e o que está disponível para atualização profissional na região, mas que faculdades e organizações privadas dialogassem entre si.
[tdj-leia-tambem]
“Entendemos que este tipo de encontro era muito necessário. O enfraquecimento do laço entre as companhias e as universidades trouxe uma involução ao Brasil. Fazemos em Jundiaí um evento desburocratizado, aliando a demanda das empresas com as necessidades das instituições de ensino”, afirmou o gestor da UGDECT Messias Mercadante de Castro.
Na sexta-feira (24), o Jundiaí Going Global reuniu os atendidos da Incubadora com representantes de instituições internacionais. No encontro foram apresentadas as possibilidades de instalação de startups no exterior, assim como oportunidades de estudo no exterior, por meio de bolsas.
Representação
Os projetos elaborados pela cidade foram tema de uma palestra do prefeito Luiz Fernando Machado nesta quinta (25) na Feira de Tecnologia Web Connection, a maior conferência de tecnologia de São Paulo.
O evento contou com um estande da Companhia de Informática de Jundiaí, a CIJUN.
No encontro com estudantes e empreendedores, Luiz Fernando destacou os investimentos no setor tecnológico, como o FabLab, o Sistema Integrado de Informações e os cerca de 140 aplicativos à disposição do cidadão no site da Prefeitura. “Estamos preparando Jundiaí para ser uma ‘smart city’, oferecendo mais acessibilidade e transparência”, afirmou.