O Chat GPT é o tema do momento para os mais diferentes públicos, de especialistas em inteligência artificial a estudantes que querem usar a ferramenta em trabalhos escolares. As recentes matérias na televisão aberta têm aumentado a curiosidade das pessoas sobre as diferentes possibilidades de aplicação desse recurso.
Este artigo aborda as principais dúvidas sobre como funciona o Chat GPT e qual pode ser o seu impacto no processo para conseguir um emprego — da preparação do currículo à análise desse material. Confira!
O que é Chat GPT, significado e para que serve
O nome Chat GPT é uma abreviação de Chat with Generative Pre-trained Transformer, o que pode ser entendido como um mecanismo pré-treinado para transformação de conteúdo de um modo interativo, como o usado em um bate-papo.
Em linhas gerais, o Chat GPT usa inteligência artificial para responder questões sobre os mais diversos tipos de assunto, adotando uma linguagem conversacional e tomando como base as informações disponibilizadas na internet.
Dá para usar Chat GPT para fazer currículo?
Sim, mas o resultado pode ajudar ou atrapalhar a sua candidatura dependendo da maneira como isso for feito.
Imagine que você precisa preparar um currículo em inglês (exemplo) e quer usar o Chat GPT para elaborar esse material. A ferramenta conta com dados de muitos CVs escritos nesse idioma, mas não tem como conhecer a fundo o seu perfil profissional para destacar os seus pontos fortes na concorrência por uma vaga de emprego.
Além disso, mesmo que o Chat GPT apresente um texto coerente, o resultado é genérico e sem uma formatação caprichada. Basta observar um exemplo de curriculum vitae de Jesus Cristo gerado por inteligência artificial para entender o que acontece, com a diferença de que há inúmeras informações disponíveis sobre esse “candidato” em toda a internet.
O visual não fica atraente e pode parecer que você simplesmente copiou algumas frases prontas para currículo para juntar às suas informações básicas. Essa é uma prática facilmente reconhecível por analistas de recursos humanos e tem mais probabilidade de prejudicar a sua candidatura do que ajudar você a conseguir um emprego.
Então, é mais indicado usar as funcionalidades do Chat GPT para fazer pesquisas e levantar boas palavras-chave para usar ao longo do seu currículo e carta de apresentação, fazendo com que o conteúdo do seu material de candidatura tenha um melhor desempenho ao passar pelos sistemas de recrutamento por inteligência artificial.
Que recursos podem ser usados no processo para conseguir emprego?
O Chat GPT é uma ferramenta disponível desde 2019 para o público em geral, enquanto outros recursos tecnológicos vêm sendo usados há muito mais tempo por especialistas em recursos humanos e candidatos no processo para conseguir emprego.
Por exemplo, você pode aproveitar a facilidade de formatação que um gerador de CV online oferece e até preparar cartas de apresentação usando esse tipo de recurso em qualquer dispositivo. Assim, fica mais fácil editar ou mesmo fazer um currículo pelo celular, em vez de usar os tradicionais editores de texto que geralmente vêm instalados em um computador.
Quanto ao uso do Chat GPT por candidatos a empregos, vale a dica de pesquisar palavras-chave para currículo (como mencionado no tópico anterior) e aproveitar esse recurso para entender melhor o mercado de trabalho. Além disso, é importantíssimo usar uma boa ferramenta de correção ortográfica ao revisar esse material e também há a opção de usar um simulador de entrevista de empregos ao se preparar para essa etapa da seleção profissional.
Já quem trabalha com recrutamento e seleção profissional pode contar com recursos como os softwares de triagem automática de currículo (conhecidos nesse meio como ATS) e até mecanismos de detecção de conteúdo gerado por inteligência artificial nas candidaturas, como o Copyleaks.
Chat GPT e o mercado de trabalho
Por se tratar de um recurso relativamente novo, ainda há muitas dúvidas sobre o impacto do Chat GPT no mercado de trabalho. Assim como tudo que é novo, as pessoas e empresas estão explorando diferentes aspectos do recurso para aproveitá-lo da maneira mais útil para seu propósito.
Recentemente, uma matéria da revista Exame comparou um conteúdo apresentado pelo Chat GPT aos dados de estudos internacionais para comprovar a tendência das “carreiras verdes” em todo o mundo. Com base nesse tipo de informação, você pode direcionar a busca por oportunidades em uma das empresas brasileiras que adotam práticas ambientais, por exemplo.
Assim, o uso da ferramenta vai se tornando cada vez mais útil para o seu posicionamento no mercado de trabalho e diferenciação de sua candidatura em relação à concorrência no processo para conseguir um emprego — o que é bem mais eficaz do que preparar um currículo genérico.