
A olimpíada de programação, Hackwekeend, premiou seus vencedores no domingo (29). Dois grupos de estudantes desenvolveram aplicativos relacionados à ciência do esporte e saúde e receberam, além de prêmios do concurso, vagas na Incubadora de Tecnologia de Jundiaí, onde terão a oportunidade de desenvolver os aplicativos com apoio e mentoria.
“Os resultados são fantásticos. Os dois grupos que terminaram a competição entregaram produtos de alta qualidade. Ambos serão incubados e terão a oportunidade de receber mentorias para a continuidade do desenvolvimento, já que a ideia era a apresentação de um protótipo”, comenta a diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da (UGDECT) Mariana Savedra Pfitzner.
Dos 50 inscritos inicialmente, apenas oito conseguiram terminar o desafio de programação.
Com os amigos da UNIP, Nicolas Guimarães venceu a disputa ficando com a primeira colocação por um ponto de diferença. “O Bora Correr! é um aplicativo idealizado a partir da ‘gameficação’, ou seja, propondo desafios para que a pessoa complete e a premiando. Desta forma, usamos a tecnologia para tirar o indivíduo do sedentarismo. Com a vaga na Incubadora poderemos desenvolver melhor a ideia e ampliar a sua abrangência”, explica.
[tdj-leia-tambem]
Já o trabalho elaborado pelo grupo III Go tem por objetivo montar uma rede social direcionada para o esporte, proporcionado ofertas de espaços para as diversas práticas esportivas, com pessoas que tenham o mesmo interesse. “Recebemos muitas devolutivas sobre o projeto. Com a oportunidade que recebemos, poderemos adequar o aplicativo, desenvolver outros, mais específicos e, quem sabe, conseguirmos ser donos do nosso próprio negócio”, comentou Jefferson Orlando Oliveira Morais, que formou grupo com amigos da ETECVAV e Faccamp.
Para o assessor especial da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), Felipe Cunha, os protótipos alcançaram os objetivos propostos. “Foram apresentados desafios, e os inscritos desenvolveram soluções para isso. O balanço do evento é bastante positivo pela qualidade dos produtos elaborados, principalmente por saber que este é o primeiro desafio no modelo realizado em Jundiaí”, comemora.
A Hackweekend foi promovida pela Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) e Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), com apoio da Cijun, da Fatec Jundiaí, do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, da Esef, da Sumer e da Decathlon.