
Estudantes de graduação e cursos técnicos de Jundiaí e região têm a oportunidade de tirar ideias do papel e transformá-las em negócios de impacto por meio do Programa Supernova, iniciativa nacional realizada em parceria entre o Sebrae e o Ministério da Educação (MEC). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 20 de outubro pelo site startups.sebrae.com.br/supernova-mec.
Meta de impacto nacional e regional
O programa pretende atingir até 5 mil alunos na primeira fase, com a formação de mil equipes. Nos próximos três anos, a meta é envolver 1 milhão de estudantes em todo o país e estimular a criação de 100 mil novos negócios, que terão acompanhamento contínuo em programas de aceleração do Sebrae.
Na região de Jundiaí, o objetivo é alcançar ao menos 250 estudantes, aproveitando o potencial das universidades e escolas técnicas locais, como Unip, UniAnchieta, USF, Senai, Senac, Fatecs e Etecs.
Educação conectada à inovação
Para a gestora de inovação do Sebrae-SP, Silvia Della Matrice, a implementação do programa fortalece a ligação entre ensino e mercado.
“Ao lado do MEC, o Sebrae trabalha para que os jovens da nossa região assumam o protagonismo nesse movimento de transformação e desenvolvimento local. Mais do que abrir espaço para novos negócios, a iniciativa fortalece a conexão entre escolas, mercado e sociedade, ampliando as chances de que ideias inovadoras se tornem soluções concretas e de impacto. O programa também estimula nos estudantes habilidades empreendedoras fundamentais, como criatividade, pensamento crítico e capacidade de trabalhar em equipe”, afirma.
Como funciona o Supernova
Alinhado ao Programa Nacional Educação que Transforma e ao Programa Nacional Impulso Tecnológico, o Supernova tem como foco capacitar jovens para criar soluções que atendam às demandas reais da sociedade.
A jornada será realizada em formato híbrido, com encontros presenciais e online. Os participantes formarão equipes de dois a cinco integrantes, sempre acompanhados por um professor orientador.
Entre os conteúdos abordados estão:
- Competências empreendedoras;
- Validação de negócios;
- Marketing e vendas;
- Construção de MVP (Produto Mínimo Viável);
- Sustentabilidade financeira;
- Elaboração e apresentação de pitches;
- Mentorias especializadas.
Premiação
Os projetos de maior destaque receberão como prêmio uma missão técnica de imersão em um hub de inovação, programada para o primeiro semestre de 2026.
[tdj-leia-tambem]
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		