Choose Water de embalagem azul em uma areia de praia
Choose Water já abastece comércios em Edimburgo e Londres. (Foto: Divulgação)

Novas ideias estão surgindo para que, cada vez mais, o plástico seja retirado de circulação. Depois das sacolas que dissolvem na água, e utensílios feitos de casca de arroz, agora, uma garrafa de água feita de papel reciclado na parte de externa e de material 100% natural à prova d’água do lado de dentro é a mais nova invenção.

O produto, chamado de Choose Water, foi desenvolvido pelo cientista escocês James Longcroft. Quando descartada na água ou mar, a estrutura do produto se decompõe em até três semanas. A tampa, feita de aço, enferruja e também desaparece.

O inventor disse ao The Scotsman, jornal escocês, que o desafio foi encontrar um material que ocupasse o interior da garrafa e que fosse, não só à prova d’água, mas mantivesse a água fresca, como o plástico. “Conseguimos fazer tudo isso com uma combinação de materiais naturais e sustentáveis. Eu apenas misturei algumas coisas de árvores e plantas – elas são todas naturais”, explicou.

Além de ser uma invenção sustentável, o lucro da venda da Choose Water será revertido à ação Water for Africa (Água para África), que há três anos envia água limpa para lugares remotos do continente.

Agora, a ideia é que a garrafa consiga competir com as de plástico no mercado. Em Londres e Edimburgo, ela já abastece hotéis, restaurantes e cafés.

[tdj-leia-tambem]