
Um trem da Linha 17-Ouro chegou pela primeira vez à futura estação Aeroporto de Congonhas na manhã deste domingo (11). A viagem em caráter experimental integra os preparativos finais para a abertura da linha, prevista para ocorrer até o fim de março.
A operação de teste avaliou o sistema de sinalização e controle dos trens, as condições da via e o alinhamento da composição na plataforma. O procedimento é considerado um dos marcos mais importantes antes do início da operação comercial do monotrilho.
Teste inclui passagem inédita pelo enlace da linha em formato de Y
Durante o trajeto, o trem passou pela primeira vez pelo enlace que direciona as composições no sentido da estação Aeroporto de Congonhas. A Linha 17-Ouro terá formato de Y, permitindo que os trens que partem da região do Morumbi sigam em dois sentidos diferentes. O enlace é o ponto em que ocorre a mudança de via para Congonhas ou Washington Luís.
Percurso controlado e em baixa velocidade
O trajeto deste domingo começou no Pátio Água Espraiada e seguiu até a futura estação Brooklin Paulista. No retorno, o trem seguiu em direção à estação que fará a ligação direta do aeroporto com a rede sobre trilhos. Durante todo o percurso, a composição circulou com velocidade entre 10 km/h e 20 km/h, permitindo a realização das aferições técnicas necessárias.
Obras avançadas e sistemas em fase final de testes
A estação Aeroporto de Congonhas, uma das oito previstas para a Linha 17-Ouro, já atingiu 97% de conclusão das obras. Os trabalhos atuais estão concentrados no acabamento interno, como comunicação visual, e nas intervenções externas no entorno dos acessos, além dos testes de sistemas.
Após a retomada das obras em setembro de 2023, a Linha 17-Ouro chegou a 95% de conclusão. Dos 14 trens previstos para a operação, oito já estão em fase de testes.
Integração com outras linhas e expectativa de demanda
Com 6,7 quilômetros de extensão e oito estações, a Linha 17-Ouro vai ligar o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, além de oferecer integração com o metrô na estação Campo Belo, da Linha 5-Lilás.
Quando estiver em funcionamento, a expectativa é que o monotrilho transporte cerca de 100 mil passageiros por dia, ampliando a conexão do aeroporto com o sistema metroferroviário da capital.