
Você já deve ter passado por alguma calçada que tem pé de acerola, amora, ou pitanga? Em alguns bairros da região isso é possível.
Pensando nisso, o Tribuna de Jundiaí separou 5 árvores frutíferas que você, provavelmente ainda não conhece, e que pode plantar em calçadas sem danificar o espaço. Confira:
1 – Fruta do Sabiá (Acnistus arborescens)

A Fruta do Sabiá é uma planta arbustiva que atinge cerca de 2 metros de altura, com galhos finos e madeira leve. Ele está presente no Brasil e Caribe.
Ela chama a atenção por sua abundante florada de cachos brancos que geram frutas alaranjados, atraindo pássaros, como o sabiá, que deu origem ao nome popular da árvore que também é conhecida como marianeira.
2 – Cabeludinha (Myrciaria glazioviana)

Ela é uma árvore frutífera nativa do Brasil que pode alcançar até 4 metros de altura, com copa bem cheia, formando uma ótima sombra. No entanto, além disso, ela oferece frutos atrativos de pássaros e de humanos também.
3 – Calabura (Muntingia calabura)

A calabura é uma árvore de porte médio e de rápido crescimento, que consegue fazer sombra após 1 ano de seu plantio. Ela é indicada para calçadas por se adaptara qualquer tipo de solo brasileiro.
Com frutos pequenos, ela se torna um atrativo para os pássaros, e também pelos humanos.
4 – Murici (Byrsonima crassifólia)

Murici, que significa “árvore pequena” em tupi-guarani, é uma árvore que está presente em toda América Latina. Ela pode alcançar até 5 metros, com folhagem e frutos pequenos.
5 – Pitangatuba (Eugenia selloi)

Ela é um arbusto com tronco curto que se ramifica desde o solo, com galhos lenhosos que crescem de 1 a 3 metros de altura. Ela oferece frutos amarelos semelhantes a pitanga e carambola.
Consulte abaixo o manual de arborização das cidades da região: