Flores amarelas do pé de Ipê
Ipê-Mirim chega a sete metros de altura, com floração entre os meses de janeiro e maio (Foto: João Gibb)

Você já fez sua parte para ajudar o meio ambiente? Caso ainda não tenha pensado na ideia, ainda dá tempo de plantar uma árvore e ajudar na manutenção ambiental e biodiversidade da sua cidade.

No entanto, segundo os manuais de arborização urbana, o ideal é que em áreas com fiação convencional sejam usadas espécies de pequeno porte, cuja altura não seja superior a 6 metros.

Já em locais com recuo predial de no mínimo três metros, com fiação ausente, protegida ou isolada, é possível usar espécies de porte médio, que chegam a 12 metros, com diâmetro médio da copa de 7 metros.

O Tribuna de Jundiaí separou uma lista com cinco árvores que podem ser plantadas em calçadas, com raiz, porte, origem e espécie apropriadas para o local.

1 – Marinheiro (Trichilia cathartica) tem altura média de 4 a 6 metros e floração entre os meses de maio e julho.

2 – Candelabro ((Erytrina speciosa) possui altura de 4 a 6 metros, com floração vermelha entre julho e setembro.

3 – Ipê-Mirim (Stenolobium stans) chega a sete metros de altura, com floração entre os meses de janeiro e maio.

4 – Quaresmeira (Tibouchina granulosa) tem altura média de 8 a 12 metros, com flores roxas, ou rosadas, que aparecem entre os meses de janeiro e abril, e também, entre junho e agosto.

5 – Flanboyant Mirim (Caesalpinia pulcherrima) tem altura média de 3 a 5 metros, com floração bastante diversificada, que aparece entre setembro e maio.

Consulte abaixo o manual de arborização das cidades da região:

[tdj-leia-tambem]