Rio Jundiaí
8 fotos que provam - a vida está voltando ao rio Jundiaí

A última semana foi marcada por comemorar a Semana do Rio Jundiaí. O dia oficial em comemoração ao rio, que leva o nome da nossa cidade, foi na última segunda-feira (23).

Ontem (28), a DAE e a Prefeitura de Jundiaí, em parceria com os Rotary Clubs da cidade e o grupo Escoteiros Serra do Japy, plantaram 60 mudas de Ipê na margem esquerda do rio Jundiaí, na altura do número 1.240, da avenida Antonio Frederico Ozanan.

Desde 1984, ano da criação do Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU), o rio Jundiaí está ficando mais saudável, por conta de um processo de despoluição. A cada ano, várias medidas foram tomadas para que este grande patrimônio ambiental do município fosse recuperado.

Em 2017, houve o reenquadramento do Jundiaí – a mudança da classe 4 (quase morto) para a 3. O resultado disso é a volta de peixes nadando no rio, explicada pela estrutura de Várzea Paulista e de Jundiaí quanto ao tratamento do esgoto que antes era despejado no local.

Dois anos depois do reenquadramento (recuperação), garças e outros pássaros também voltaram a frequentar os arredores, pousando no rio para comer pequenos peixes. A partir do momento em que o esgoto parou de ser jogado no rio e começou a ser tratado nas estações, ele “passou a se limpar”, a se autodepurar.

O Rio Jundiaí tem seu nome originado do tupi-guarani (“yundiá”, que significa “rio dos bagres” – “Jundia” = bagre e “Y” = rio). O peixe jundiá é uma espécie de bagre. O rio tem 123 km de extensão – 28 dentro da cidade de Jundiaí – e sua bacia possui uma área de 1.114 km2. O Jundiaí nasce em Mairiporã, passando por Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Itupeva, Indaiatuba e Salto, desaguando no rio Tietê, nesta última cidade.

Confira algumas fotos que provam que a vida está voltando ao rio Jundiaí:

Peixes nadando no rio Jundiaí na altura da Vila Hortolândia (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

 

Aves voltaram a habitar o rio (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

 

Com a volta dos peixes, garças aparecem pelo rio (Foto: João Gibb)

 

O Rio Jundiaí tem 123 km de extensão – 28 dentro da cidade de Jundiaí (Foto: João Gibb)

 

Pato deitado em pedra, em parte do rio próxima da Rodovia João Cereser (Foto: João Gibb)

 

Garças procurando alimentos pelo rio (Foto: João Gibb)

 

Já são vários os animais que se amontoam em partes do rio (Foto: João Gibb)

 

Na região de Itupeva, o rio também aparece mais limpo (Foto: Augusto Checchinato)