
Um levantamento da Defesa Civil de Cabreúva mostra cerca de 7 milhões de metros quadrados da Serra do Japi na região foi destruída por chamas de um incêndio que começou na última sexta-feira (20), e se espalhou também por áreas em Cajamar e Jundiaí.
Assim, o combate às chamas já acontece há uma semana. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Alex Barbosa, a equipe preparou um esquema de monitoramento para evitar que as chamas se alastrassem durante a noite.
“A equipe da Defesa Civil vai fazer o monitoramento em uma extensão de cinco a seis quilômetros para poder proteger o outro lado da Serra. Então, precisa desse monitoramento porque se esse fogo chegar por lá a gente pode perder todo o trabalho que foi feito hoje durante o dia”, explica ao G1.
Vida selvagem
Além disso, a mudança de clima prevista para acontecer na região a partir desta sexta é uma esperança para o fim do fogo.
“A gente também conta com a mudança do clima. Está esperado para até domingo a chuva. Então, há esperança de chover para nos ajudar e cessar esse fogo”, explica.
O coordenador ressalta a situação dos animais na Serra. “É uma perda, infelizmente, de árvores, a questão dos animais que estão se sentindo acuados. Então, isso para nós é uma grande tristeza.”
Nesta terça-feira (24), a Associação Mata Ciliar recebeu quatro filhotes órfãos de cachorro-do-mato e dois filhotes de tapiti, conhecidos como coelho-do-mato, que vivam na Serra. Por causa do impacto na vida animal, a ONG de Jundiaí também montou uma base para atender os animais encontrados próximos aos focos de incêndio.
Para o Secretário de Obras e Meio Ambiente de Cabreúva, Maxwell Rodrigues, as consequências do incêndio serão severas.
“O prejuízo é incalculável. Se pegarmos a questão da parte de vegetação, foi bem triste de ver a situação. É quase uma situação pós-guerra. Porque o fogo passou e acabou com tudo”, afirma.
No total, mais de 100 pessoas, entre bombeiros, guardas municipais, equipes da Defesa Civil e voluntários, trabalham para combater as chamas desde o dia 20 de agosto.

[tdj-leia-tambem]