Foto: Reprodução/Julia Kennedy
Foto: Reprodução/Julia Kennedy

A banda britânica Coldplay é uma das patrocinadoras da empresa holandesa The Ocean Cleanup, organização que remove plásticos dos rios antes que cheguem aos mares. O investimento dos cantores foi de 550 mil euros – cerca de R$ 4 milhões – para colaborar com a preservação dos oceanos.

“Se não agirmos, haverá mais plástico do que peixes no mar em 2050. É por isso que o trabalho de The Ocean Cleanup é tão importante e estamos orgulhosos de poder patrocinar o Neon Moon I”, disse a banda em um comunicado.

A organização foi fundada em 2013, pelo jovem Boyan Slat, que assumiu o compromisso de lutar pelo bem-estar e limpeza oceânica. Atualmente, a empresa conta com 95 colaboradores, enter pesquisadores e engenheiros, em sua sede, na cidade de Rotterdam.

“Há muito que aprecio o trabalho do Coldplay. Eles estão fazendo grandes coisas para melhorar o meio ambiente e são conhecidos por seu trabalho nessa área. Sua voz vai muito longe também. Estou ansioso para ver o que podemos alcançar juntos”, comentou Boyan Slat.

Boyan Slat, fundador da The Ocean Cleanup (Foto: Divulgação)

O valor pago pelo Coldplay será utilizado para a compra de um equipamento de remoção de lixo acumulado, chamado Interceptor 005. A máquina deve ser lançada no final da primavera, e será utilizado na instalação, batizada de Neon Moon I. A ação da Ocean Cleanup com esse equipamento irá extrair plástico dos rios na Malásia, onde fica a fábrica que produz o Interceptor.

“Com a capacidade atual, custa cerca de 550 mil euros para fazer um Interceptor, sem instalação e transporte. É importante mencionar que o Coldplay paga mais do que apenas produção”, explicou um porta-voz da The Ocean Cleanup.

[tdj-leia-tambem]