Foto de chuvas de meteoros
Nesta foto com exposição de 30 segundos, um meteoro aparece no céu durante a anual chuva de meteoros, Perseidas, na sexta-feira 12 de agosto de 2016, em Spruce Knob, West Virginia (Foto: NASA/Bill Ingalls)

O céu da noite de terça-feira (21) e madrugada da quarta-feira (22) vai nos presentear com a chuva dos meteoros Líridas, que é formada por fragmentos do cometa Thatcher.

O fenômeno poderá ser visto a partir das 22h50 de terça até o amanhecer de quarta, com até 18 meteoros por hora na região Norte do céu.

No Brasil, quanto mais ao norte estiver o observador, mais meteoros terá chance de avistar, como nos estados de Roraima, com até 15,3 meteoros por hora. Já em São Paulo, a média é de 9,9.

Os meteoros já estão visíveis desde o último dia 16 e podem ser observados sem a necessidade de equipamentos. No entanto, é necessário estar em ambientes sem luz artificial, longe da região urbana.

O fenômeno deste ano será favorecido pela ausência da Lua, que estará praticamente na fase nova, o que permitirá um céu mais escuro propício para observação.

[tdj-leia-tambem]

Com informações do site ‘Olhar Digital’.