Por que as cigarras estão fazendo tanto 'barulho'? Entenda o fenômeno
Connect with us

Meio Ambiente

Por que as cigarras estão fazendo tanto ‘barulho’? Entenda o fenômeno

O canto das cigarras é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação?

Published

on

Atualizado há

Cigarras
Foto: Canva

O aumento do canto das cigarras tem chamado a atenção. A cantoria intensa ocorre tanto de dia quanto à noite, em áreas movimentadas e tranquilas. Esse fenômeno vem despertando curiosidade sobre o motivo por trás de tanto “barulho”.

O canto desses insetos é uma tentativa dos machos de atrair as fêmeas para a reprodução. Isso acontece principalmente em períodos de clima úmido, que incentivam as cigarras a emergirem do solo, onde passam grande parte de suas vidas.

Existe vários tipos de cantos, e cada tipo é de uma espécie de cigarra. Quando jovem, a cigarra vive debaixo da terra, sugando a seiva das raízes das plantas. Quando está pronta para se tornar adulta, sai do solo e, com a ajuda da umidade, se transforma em adulta na casca das árvore.

Um mito popular é que as cigarras cantam até explodir, mas a verdade é que elas não cantam para morrer. Após a reprodução, as cigarras adultas vivem cerca de um mês, enquanto o ciclo completo de vida, desde o ovo até a fase adulta, pode durar de 7 a 17 anos.

O processo que leva à crença de que elas explodem é a muda de exoesqueleto, comum entre insetos. Quando o exoesqueleto da ninfa se rompe, o adulto emerge, e o exoesqueleto vazio pode parecer uma cigarra “explodida”, mas é apenas parte do ciclo de vida natural desses animais.

Apesar do incômodo que o barulho pode causar, a cigarra não representa nenhum risco à saúde humana. Elas não são transmissoras de doenças e não possuem mecanismos de defesa agressivos, como ferrões. Além disso, não é aconselhável matá-las, pois elas são presas para animais importantes no ecossistema.

O canto das cigarras e sua relação com o verão

O canto da cigarra é frequentemente associado ao verão, mas será que esses insetos realmente anunciam a chegada da estação? Diferentes espécies de cigarras podem se tornar adultas em épocas distintas do ano. Muitos picos de atividade ocorrem entre setembro e dezembro, o que pode coincidir com o início do verão em algumas regiões, mas nem sempre.

Algumas espécies de podem atingir volumes de até 108,9 decibéis, como apontado pelo pesquisador John Petti, da Universidade da Flórida. Esse nível de barulho é comparável ao som de uma serra elétrica, que chega a 110 decibéis, tornando o canto de algumas cigarras realmente intenso.

Mudanças climáticas e o comportamento das cigarras

As mudanças climáticas podem influenciar o comportamento das cigarras. Temperaturas mais altas aceleram o crescimento dos insetos, o que pode adiantar o ciclo de vida das cigarras em algumas regiões.

Meio Ambiente

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Aplicativo MonitorAR foi anunciado pela Dux Grupo, durante Fórum ESG do CIESP Jundiaí. Empresa é líder em neutralização de gases tóxicos e odores industriais na América Latina.

Published

on

Empresa de Itupeva cria app para população indicar problemas de mau cheiro nas cidades

Em um cenário onde a qualidade do ar é uma preocupação global, a Dux Grupo, empresa de Itupeva especializada em soluções para o controle de odores, esteve presente no Fórum 'ESG-Tendências e Desafios na Cadeia de Suprimentos', promovido pelo CIESP Jundiaí. Marcelo Spaziani, CEO da empresa, apresentou as mais recentes tecnologias desenvolvidas pela Dux para neutralizar gases tóxicos e odores…

Continue Reading

Meio Ambiente

Terra registra o dia mais quente da história: 21 de julho de 2024 marca novo recorde

Junho é o décimo terceiro mês consecutivo de recordes de calor no planeta

Published

on

21 de julho de 2024 foi registrado como o dia mais quente da história do planeta Terra
Foto: Canva

O domingo, dia 21 de julho de 2024, registrou um recorde como o dia mais quente da história do planeta Terra. Segundo dados do observatório europeu Copernicus, a temperatura média global do ar na superfície atingiu 17,09°C, superando em 0,01°C o recorde anterior, estabelecido em 6 de julho de 2023 como até então o dia mais quente da história. Superando…

Continue Reading

Meio Ambiente

Temperaturas acima da média, apesar do primeiro frio do inverno

Published

on

Temperaturas acima da média: Termômetro de rua mostra 11°C enquanto uma pessoa vestida com roupas de inverno caminha ao fundo.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Temperaturas acima da média marcaram o início do inverno no Centro-Sul do país neste domingo (30), apesar da chegada do primeiro frio. Mas a alegria de quem gosta das baixas temperaturas será curta. Segundo o meteorologista do Climatempo, Cesar Soares, "apenas a região Sul do país está com uma condição de temperaturas mais baixas para o mês". Inclusive, o Brasil…

Continue Reading

Meio Ambiente

A magia da Florada dos Ipês começa em breve; saiba mais

A florada dos ipês é um fenômeno que acontece durante o inverno e início da primavera, e já começou a aparecer em Jundiaí.

Published

on

Árvore durante Florada dos Ipês
Foto: Patricia Silva

O Brasil é um país conhecido por sua vasta biodiversidade e belezas naturais e entre os muitos espetáculos que a natureza nos oferece, a florada dos ipês é, sem dúvida, um dos mais deslumbrantes. Com suas cores vibrantes e exuberantes, os ipês transformam a paisagem urbana e rural. Mas o que está por trás dessa explosão de cores? Foto: Rossana…

Continue Reading

Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí: confira a programação completa

Participe de discussões sobre mudanças climáticas, arborização urbana e bem-estar animal na Semana do Meio Ambiente 2024 em Jundiaí.

Published

on

A Serra do Japi, localizada em Jundiaí - SP, exibe colinas verdes exuberantes sob um céu azul com nuvens brancas.
Semana do Meio Ambiente 2024: Junho terá diversas ações programadas em Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e da Fundação Serra do Japi, convida você para a Semana do Meio Ambiente 2024. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, e oferece oportunidades para aprender e discutir sobre…

Continue Reading
Advertisement