
Uma iniciativa da Coca-Cola FEMSA Brasil, maior engarrafadora de produtos Coca-Cola no mundo em volume de vendas, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Unidade de Gestão da Educação, vai levar mais informação aos alunos da rede pública municipal. Com o objetivo de apoiar a coleta seletiva e promover ações de educação ambiental, o Projeto RenovAção de Educação Ambiental será aplicado em seis unidades de educação básica com o apoio técnico do GAIA Social, instituição especializada em projetos socioambientais.
A gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, Wanessa Scabora, diz que é compromisso da organização contribuir com a educação, o desenvolvimento local e com o meio ambiente da comunidade, promovendo ações em prol de transformações essenciais para o futuro. “O Projeto RenovAção oferece a valiosa oportunidade de conscientizar as crianças para a importância de garantir a sustentabilidade do planeta por meio da preservação ambiental. Sabemos que quanto mais cedo o tema for abordado, maiores serão as chances de despertar nos cidadãos a consciência pela preservação”, ressalta.
“O GAIA Social há 30 anos acredita na força das parcerias para a solução de problemas contemporâneos complexos, como é o caso dos resíduos. Só é possível alcançar avanços significativos quando unimos força e engajamos comunidade, sociedade civil organizada, poder público e empresa em prol da educação e sensibilização para o descarte responsável”, afirma Maíra Pereira, diretora executiva da instituição.
O RenovAção busca estimular entre os estudantes a adoção de hábitos capazes de promover a redução, a reutilização e a reciclagem dos resíduos sólidos, a redução no consumo de água, bem como a reflexão sobre a importância socioambiental dessas atitudes no ambiente escolar.
[tdj-leia-tambem]
O projeto envolve as seguintes Escolas Municipais de Educação Básica: Ivo de Bona, Profa. Judith de Almeida Curado Arruda, Profa. Beatriz Blattner Pupo, Profa. Marly de Marco Mendes Pereira, Prof. Luiz Biela de Souza e Prof. João Luiz de Campos.
Mutirões comunitários envolvendo alunos e familiares também vão envolver toda a comunidade entorno das unidades de ensino. Espera-se, com isso, contribuir também para a redução dos casos de dengue nas regiões das unidades de ensino.
Outro destaque do Projeto RenovAção é a capacitação de professores. Eles serão capacitados para atuar como agentes ambientais e multiplicadores e, assim, engajar até 4 mil alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental nas EMEBs das regiões oeste e sul de Jundiaí.
Um evento de encerramento previsto para novembro premiará as melhores práticas desenvolvidas durante o programa.