O projeto ocorrerá na avenida Antonio Frederico Ozanan, altura do número 1.240, e terá início às 9h30. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)
O projeto ocorrerá na avenida Antonio Frederico Ozanan, altura do número 1.240, e terá início às 9h30. (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

60 mudas de Ipê serão plantadas na margem esquerda do rio Jundiaí, na altura do número 1.240, da avenida Antonio Frederico Ozanan. A ação, que acontece no próximo sábado (28), faz parte de mais uma edição do projeto “Borda do Rio”, uma iniciativa da DAE e Prefeitura de Jundiaí em parceria com os Rotary Clubs da cidade e o grupo Escoteiros Serra do Japy.

Criado em 2007, o “Borda do Rio” já plantou, ao longo de 12 anos, mais de 500 árvores às margens do rio Jundiaí. Em 2019, a edição do projeto também celebra os 20 anos da aprovação da lei municipal nº 5.297, que institui a Semana do rio Jundiaí.

O presidente do Rotary Club Jundiaí, Roque Zanatta, destaca a importância da DAE neste projeto. “Visitei recentemente as áreas de plantio já realizados, onde hoje temos um belíssimo bosque na marginal do rio Jundiaí. A DAE, além de fornecer o suporte na fase de plantio, tem feito a manutenção das áreas, desde a irrigação até a preservação das árvores após seu crescimento”, destaca.

Em 2017, o rio Jundiaí passou da classe 4 para a 3, resultado de várias medidas de recuperação, entre elas, o processo de despoluição, iniciado em 1984, ano da criação do Comitê de Estudos e Recuperação do Rio Jundiaí (CERJU).

[tdj-leia-tambem]

“Este tipo de iniciativa é mais um passo para a revitalização do rio Jundiaí após seu reenquadramento, diante da melhoria da qualidade de suas águas”, avalia o diretor de Mananciais, Martim Ribeiro.

O plantio acontece no próximo sábado (28) e terá início às 9h30, com hasteamento da Bandeira e Hino Nacional.