
Você conhece o pêssego Regalo? A espécie da fruta, produzida em Jundiaí, floresce durante sua época, e os campos de produção da fruta na área rural da cidade estão enfeitadas com as flores. Wagner Bardi é um dos produtores da fruta, e conta que agora é o momento de podar os 60 pessegueiros.
A poda é fundamental para ter frutos mais fortes na hora da colheita, em dezembro.
“No momento, os pés estão todos floridos e reduzimos os galhos para frutos mais bonitos e graúdos. Após a florada, já vem a fruta, depois são mais 60, 70 dias para a colheita. A geada deste ano acabou por ajudar a produção, pois aconteceu antes da época da florada e do fruto”, explica o agricultor de Jundiaí.
“A florada dos pessegueiros embeleza ainda mais as propriedades rurais onde há a produção da fruta, lembrando que a UGAAT oferece diversos serviços e suporte técnico que estão a disposição do nosso agricultor”, comenta o gestor Eduardo Alvarez.
Programa para Agronegócio
Bardi é um dos produtores da cidade que participa do programa “Fertilidade do Solo”, oferecido aos agricultores pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) gratuitamente.
O programa oferece a análise do solo, com indicação de correções quando necessário. Nessa análise, são avaliadas a questão físico-química e a parte física da terra. Para os produtores participares é orientado que façam a coleta do solo e agendem um horário no Departamento de Agronegócio.
“Recebemos a amostra para ser enviada para a análise. No site da Prefeitura há um link que apresenta o ‘passo a passo’ da coleta de solo”, explica a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.
O produtor Bardi ressalta a importância do suporte técnico do serviço.
“O apoio oferecido pelo Agronegócio é muito importante para nós. Recebi a análise há poucos dias e o resultado apontou que é preciso fazer o reforço de matéria orgânica no solo, o que iremos providenciar após a colheita”, afirmou.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		