
Um grupo de orcas foi avistado na tarde dosábado (20) na região sul de Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Os pesquisadores registraram a presença de seis delas, mas o número pode ser maior.
De acordo com o pesquisador Júlio Cardoso, do projeto Baleia à Vista, as orcas estariam caçando um cardume de raias que encontraram pelas águas.
“Elas andam em grupos e se movimentam bastante porque estavam caçando. E foi muito legal porque estavam interagindo com grupo grande de fragatas. Elas atacavam as raias e as fragatas acompanhavam para pegar o que sobrava”, afirmou.
As orcas encontradas neste sábado em Ilhabela são jovens, sendo cinco fêmeas e um macho. Elas tinham de sete a oito metros.
LEIA MAIS
Biólogos registram baleia jubarte e seu’bebê’ em Ilhabela
Projeto vai reintegrar ararinhas-azuis na natureza
Um das teorias dos pesquisadores para a presença das orcas em Ilhabela é a de que elas usem as águas do litoral norte de São Paulo para fazer uma espécie de limpeza de pele.
“Nas águas mais quentes daqui elas conseguem se livrar dos pequenos animais que grudam nelas em águas mais frias como no polo sul”, explica o oceanógrafo Hugo Gallo, do Instituto Argonauta.
Com informações do G1.