
O aposentado João Leme, de 77 anos, morador da Vila Marajó, em Várzea Paulista (SP), instalou lixeiras no Centro Esportivo do bairro para conscientizar moradores e visitantes sobre o descarte correto do lixo e preservação do meio ambiente.
“O meio ambiente está gritando por socorro”, afirma o aposentado. “Fico feliz em ajudar. A cidade precisa de exemplos”, completa.
[tdj-leia-tambem]
Seu João explica que a ideia surgiu após a inauguração do campo de futebol, com os jogos frequentes, o descarte incorreto de lixo aumentou. “Não vencia limpar, estava sujo demais!”, recorda.
Ele instalou lixeiras em pontos estratégicos e garante que a população tem colaborado com a ideia. Hoje, ele diz que acha um “papelzinho” de vez em quando e que recolhe mais as folhas secas das árvores, inclusive de algumas que ele plantou com a ajuda de vizinhos.
Além disso, o aposentado cuida de um espaço de terra ao lado de sua casa. Ele plantou árvores e plantas medicinais, como erva cidreira, guaco e erva-doce. “Não consigo cuidar de tudo, mas faço o que posso para ajudar a natureza”, finaliza.