Homens avaliando veículo de agricultura em Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (7), foi comemorado o Dia Mundial da Segurança de Alimentos e a Prefeitura de Jundiaí, através da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), lançou o programa “Jundiaí, Lugar de Alimento Seguro”.

O objetivo do programa é ampliar as ações que aumentam a segurança dos alimentos produzidos na região, que chegam ao consumidor. Os produtores deverão receber capacitação, treinamento, auditorias e pesquisas participativas.

A segurança na produção dos alimentos está diretamente ligada à saúde dos consumidores. Para conservar essa segurança alimentar, é necessário um conjunto de ações e medidas de higiene e saneamento durante a produção, transporte, armazenamento, distribuição e preparação de alimentos, garantindo que não apresentem riscos para a saúde. 

Ações de segurança

O programa é apoiado em quatro pilares trabalhados através de ações propostas pela UGAAT e o Centro de Engenharia e Automação do Instituto agronômico (CEI/IAC), a partir do programa “Aplique Bem”, que ensina trabalhadores agrícolas a maneira correta de utilizar os defensivos, incluindo a aplicação de agrotóxico e o uso dos pulverizadores. 

O gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, comenta que será feita a reavaliação dos equipamentos entre as ações. O pesquisador do CEA/IAC, Hamilton Ramos complementa que “uma boa pulverização só é possível com um equipamento bem regulado, operado por uma pessoa treinada para fazer a pulverização, por isso que o Aplique Bem trabalha com avaliação do pulverizador, da pulverização e o treinamento dos aplicadores”.

As avaliações dos equipamentos começaram nesta segunda-feira (7). A propriedade do produtor de uvas, Jonatas Pomperma, foi a primeira a receber a ação.

“Estávamos no aguardo dessa visita, que foi muito importante, pois constatamos que alguns equipamentos chegam de fábrica sem a configuração necessária para a nossa cultura e a entrega técnica orientada pelas fabricantes não é suficiente para o uso correto dessas máquinas. Serão necessárias modificações para se enquadrar à nossa produção. Além disso, aprendemos a utilizar recursos graças ao treinamento que vamos receber. Já percebemos que alguns problemas que tínhamos no cultivo podem ser sanados pela regulação do maquinário. Essa visita foi muito importante, construtiva e prática”, comentou.

[tdj-leia-tambem]

Treinamentos

Os treinamentos para agricultores da região acontecem desde 2017. “Sem custo para o produtor, a parceria entre a UPL Open AG e o CEA/IAC, utiliza os chamados ‘Tech Móveis’. O Aplique Bem tem como objetivo ajudar na redução de perdas na aplicação, na exposição do trabalhador ao agroquímico, diminuir os riscos de contaminação ao Meio Ambiente e alimentos e maximizar os benefícios de uma aplicação correta e racional dos produtos”, afirma a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Além disso, Harder lembra que o programa conta com parceria da Associação Agrícola de Jundiaí e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural. O produtor interessado em participar do programa pode entrar em contato pelos telefones 4589-8581/8872 ou pelo e-mail [email protected].