Jundiaí recicla 100% dos resíduos da construção civil e reaproveita em obras públicas

O município de Jundiaí recicla 100% dos resíduos da construção civil superando o índice nacional de 21%. Ao todo, em Jundiaí, são recicladas 15 mil toneladas de entulho por mês, segundo o Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol). 

O resultado foi conquistado por meio do programa de gestão de resíduos que acompanha desde a sua geração até a reciclagem feita no Geresol. 

Para isso, as empresas autorizadas a fazer o transporte de entulho são cadastradas na Prefeitura, monitoradas por GPS e identificadas com selos, que permite o acompanhamento até o descarte apropriado. 

Assim que as caçambas chegam até o Geresol, os materiais de construção civil descartados passam por triagem dos funcionários, que verificam se há materiais misturados, como madeira, PVC, plástico, entre outros. O que é aproveitado vai para a britadeira, onde viram materiais para obras. 

“São milhões economizados anualmente, já que a Prefeitura não precisa mais comprar produtos como areia e brita. Para o meio ambiente, isso é incalculável”, enfatiza Márcio Moraes, diretor do Geresol.

[tdj-leia-tambem]

O processo

O processo funciona há pouco mais de um ano, mas a mudança no tratamento de resíduos da construção civil no município começou em 2010. Até então, todo entulho de obras realizadas na cidade era aterrado. 

Depois de três anos, o município passou a reciclar cerca de 30% do entulho produzido. Mas, logo em seguida, o Geresol começou a produção de pedra 1, pedra 3, pedrisco, bica corrida, areia e pó de pedra, alcançando 100% de reciclagem. 

Agora, a Prefeitura tenta combater o descarte irregular destes materiais no município. “Antes, tinham 1600 pontos (de descarte irregular), agora são cerca de 50. Em todo descarte identificado multamos os responsáveis, mas já há uma enorme conscientização na cidade”, finaliza Márcio.

Com informações da Gazeta do Povo.