tenda montada para ponto de recolhimento de material reciclado
O maior objetivo da iniciativa é garantir um destino sustentável para o lixo

As prefeituras das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador junto com a Associação Nacional de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) vão juntar o lixo recolhido nas ruas durante o carnaval e garantir que o seu destino seja ecológico e sustentável.

A cervejaria Ambev, que faz o patrocínio do carnava nestas cidades, todos os detritos que forem reciclados serão transformados em lixeiras sustentáveis. E depois do Carnaval serão instaladas em vias públicas.

O objetivo é que ao menos duas mil lixeiras sejam produzidas, levando em conta a média dos resíduos gerados pelos 26 milhões de foliões que encherão as ruas das capitais ao longo deste mês.

Os blocos de rua das cidades contarão com tendas de reciclagem visando reduzir a quantidade de lixo que são descartados incorretamente. As tentas terão apoio de aproximadamente 2,8 mil catadores e catadoras cadastrados na ANCAT, que já atuam nas capitais rotineiramente.

A iniciativa é vantajosa também para os catadores, pois além de reduzir o impacto ambiental, a venda deste material será feita diretamente para a Ambev e não para intermediários.

O Brasil é o líder mundial de reciclagem de latas de alumínio – 98% de tudo que é produzido, é reciclado, conforme levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), o índice de reciclagem de garrafas PET (plástico) ainda é baixo, girando em torno de 50%.

[tdj-leia-tambem]