
O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado (PSDB), esteve na manhã deste sábado (5), no bairro Fazenda Grande, Vetor Oeste da cidade, para participar do plantio de mil mudas de árvores nativas do cerrado. A iniciativa foi do Coletivo Vetor Oeste e marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado nesta data.
Na ocasião, o prefeito também assinou um decreto que prevê o plantio de 2 mil mudas de árvores na região, conforme pedido da população durante a elaboração do Plano de Bairro do Jardim Novo Horizonte.
As mudas fazem parte, agora, de uma área de 4 mil m² da avenida Odila Chaves Rodrigues, no Fazenda Grande – atrás da Emeb Ivo de Bona e próximo ao Thera Park. O local é utilizado por moradores para prática de atividades físicas.

Segundo os organizadores do Coletivo, o objetivo da força-tarefa vai muito além de plantar as mil mudas: o intuito é mobilizar a região sobre a importância da preservação e dos cuidados com o meio ambiente, por meio de atividade socioeducativa.
Ainda segundo os membros do grupo, a área poderá servir futuramente como um espaço de estudo extraclasse para os alunos de escolas próximas.
O “laboratório verde” vai ao encontro do programa de desemparedamento da Unidade de Gestão da Educação, da Prefeitura de Jundiaí, que leva crianças para vivências fora dos muros da escola.

Lago
Além do plantio, a estratégia se estende para área verde próxima, ao lado da Pochet do Brasil, com intuito de limpeza, preservação e alerta sobre a profundidade de um lago – velho conhecido dos moradores do entorno.
[tdj-leia-tambem]
Há décadas no local, o lago é resultado da ação do homem, em atividade de extração de terra ocorrida há décadas. Com isso, atinge aproximadamente 40 metros de profundidade, se tornando perigoso para quem arrisca um mergulho. O espaço não conta com placas de alerta.
Também estão previstas para essa área a limpeza de lixo, a colocação de lixeiras e a instalação de placas educativas. Além do prefeito, participaram da atividade o vereador Edicarlos Vieira (PP), os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Tiago Texera (Saúde), Vastí Ferrari Marques (Educação) e Sinésio Scarabello Filho (Planejamento Urbano e Meio Ambiente), o diretor presidente da DAE Jundiaí, Walter da Costa e Silva Filho, e a diretora do Fundo Social de Solidariedade, Francine Picardi.