Inverno terá poucos dias de frio intenso, com mais cara de outono
Inverno terá poucos dias de frio intenso, com mais cara de outono

O inverno teve seu início marcado oficialmente nesta segunda-feira (21), a partir da 00h32, com seu término apenas para o dia 22 de setembro, às 16h21min. Com isso, a atmosfera vai ficando cada vez mais seca e as condições para chuva diminuem significativamente, em especial nas regiões mais interioranas de São Paulo.

Em julho, apenas uma frente fria de forte intensidade vai conseguir chegar ao estado, provocando bastante chuva e deixando o tempo frio por alguns dias. O restante do mês será com muitos dias de sol e céu claro, com temperaturas altas para a época do ano, com a umidade do ar abaixo dos níveis recomendados entre a capital, principalmente no interior do estado.

[tdj-leia-tambem]

A partir de agosto, as frentes frias e as massas de ar frio devem conseguir chegar com maior intensidade ao estado, deixando o céu nublado e as temperaturas baixas, inferiores aos níveis médios. São esperados alguns eventos de chuva forte entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba neste período.

No final do inverno, em setembro, o sol volta brilhar forte no estado e a atmosfera ainda vai estar seca. Essa combinação favorece a ocorrência de ondas de calor, por isso a previsão é que o mês fique com temperaturas altas para a época do ano. Não tão altas quanto em 2020, quanto tivemos recorde de temperatura em diversas regiões, mas ainda assim deve ser um final de estação bem quente.