Nova onda de calor deve atingir o Brasil na próxima semana, com previsão de 'dias escaldantes'

Após a breve passagem de uma frente fria pelas regiões Sul e Sudeste, uma nova onda de calor deve atingir o Brasil nos próximos dias, a terceira deste ano. A perspectiva é de que as temperaturas fiquem até 5ºC acima da média em algumas regiões do país, entre os dias 11 e 15 de março.

Segundo informa o Climatempo, o ar quente ganha força na região do Chaco Paraguaio e norte da Argentina ao longo da semana. O fenômeno favorece a manutenção do ar quente sobre a região, dificultando a formação de nuvens carregadas e mantendo o ar seco, com um gradual aquecimento, e dando início a uma sequência de ‘dias escaldantes’.

A região Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul, sul de Mato Grosso, Triângulo Mineiro e interior de São Paulo são áreas onde haverá calor intenso, com termômetros marcando entre 3 e 5ºC acima da média. Apesar de exibir características de uma onda de calor, ainda não atinge os critérios definidos para ser considerada como tal.

Porém, é no oeste da região Sul do país, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo onde deverão ocorrer no período as maiores temperaturas, caracterizando a onda de calor, quando as temperaturas ficarão 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos.

Em Jundiaí, as temperaturas neste período devem registrar mínima de 17ºC e máxima de 33ºC. A previsão de chuva é apenas para a quinta-feira, dia 14, com algumas pancadas ao longo da tarde e noite.

Chegada do outono

É importante destacar que o mês de março marca o equinócio de outono no hemisfério sul, com a transição do verão para o outono. Nessa época, a inclinação do eixo da Terra em relação ao sol faz com que os raios solares incidam mais diretamente sobre o equador. Isso resulta em dias mais curtos e diminuição gradual das temperaturas. Neste ano, o equinócio de outono acontece no dia 20 de março.