
Nesta sexta-feira (28), as equipes dos órgãos que participam da Operação Estiagem em Jundiaí se reuniram para definir um cronograma de treinamentos e capacitação, que será ministrado pelo Corpo de Bombeiros, para a especialização de brigadistas, focados na prevenção e combate à queimadas na cidade.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o curso de formação de brigadistas está previsto para iniciar no dia 8 de junho, com duração de 3 horas. Os interessados serão indicados pelas organizações, órgãos e instituições participantes da Operação Estiagem, definida em Plano Municipal de Contingência de Estiagem, a Defesa Civil.
Além disso, durante a reunião que aconteceu na sede da Fazenda Ermida, o grupo também pensou e desenvolveu ações preventivas a incêndios em vegetação. Essas ações envolvem vistorias em propriedades rurais e urbanas que têm maiores ocorrências de incêndios. Essas ações contarão com instrução e eventuais adequações necessárias, transmitidas ao proprietário do imóvel.

O coordenador da Defesa Civil, Coronel João Osório Gimenez, conta que a reunião foi produtiva. “Definimos ações específicas para as próximas semanas, inclusive a visitação às propriedades que contam com registros recorrentes de queimadas/incêndios nos últimos anos. Esses proprietários serão orientados com medidas de prevenção que deverão ser cumpridas pelos responsáveis”, comenta.
Participaram do encontro representantes da Defesa Civil, da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), da Guarda Municipal/Divisão Florestal, do Corpo de Bombeiros e da Fundação Antonio Antonieta Cintra Gordinho (FAACG), integrantes da Força Tarefa instituída para a Operação Estiagem no município de Jundiaí.
[tdj-leia-tambem]