
Neste sábado (16), o projeto Olhos da Serra realiza o seu 2º Pedágio Ambiental, em Jundiaí. O evento tem como objetivo sensibilizar a população sobre a relevância da Serra do Japi para a biodiversidade e a disponibilidade hídrica. O pedágio acontecerá na saída do Mundo das Crianças (das 15h às 17h) e na saída do Parque das Cidades (das 16h às 18h).
Na primeira edição, a ação teve distribuição de mudas de árvores nativas e “kit sustentável” para motoristas que passaram pelo local.
“A atividade intensifica a comunicação com os moradores da Serra do Japi e, também, com os visitantes, para reforçar a necessidade de preservação da área. Um dos últimos trechos de floresta contínua do Estado de São Paulo”, explica Eduardo Paniguel, engenheiro ambiental do Consórcio PCJ e gestor do Projeto Olhos da Serra. “Além disso, o pedágio pretende convidar as pessoas a participar do 2º Encontro Japi Consciente que acontecerá no próximo sábado (23) no Mundo das Crianças”.
O Pedágio Ambiental faz parte da 2ª fase do projeto Olhos da Serra, realização do Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. O projeto ainda conta com patrocínio da Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA. O Olhos da Serra contempla nesta fase seis eixos temáticos: governança, pesquisa, capacitação e apoio na gestão de incêndios florestais, saneamento rural, reflorestamento de matas ciliares e educação ambiental e comunicação.
Sob o eixo “educação ambiental e comunicação”, o pedágio programa várias atividades para alcançar tanto as pessoas que visitam o Japi quanto os moradores locais. A perspectiva é conscientizar a comunidade sobre a preservação da Serra do Japi.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		