Registro de ‘tigresa abraçadora de árvores’ ganha prêmio mundial de fotos da vida selvagemRegistro de ‘tigresa abraçadora de árvores’ ganha prêmio mundial de fotos da vida selvagemRegistro de ‘tigresa abraçadora de árvores’ ganha prêmio mundial de fotos da vida selvagemRegistro de ‘tigresa abraçadora de árvores’ ganha prêmio mundial de fotos da vida selvagem
Foto: SERGEY Gorshkov/WPY2020
A foto de uma tigresa abraçando uma árvore em um floresta no extremo leste da Rússia foi a vencedora do prêmio Wildlife Photographer of the Year. Esse concurso premia as melhores foros da vida selvagem no mundo.
O registro, que recebeu o nome de “O Abraço”, foi feito pelo fotógrafo Sergey Gorshkov. Na imagem, um tigra-siberiano é flagrado se esfregando na casca de uma árvore, para marcar território, Parque Nacional de Leopardos. No entanto, a impressão é de que o animal está abraçando a árvore.
Assim, os jurados não poupara elogios à fotografia. “A luz, as cores, a textura. É como uma pintura a óleo”, descreve a chefe dos jurados do prêmio, Roz Kidman-Cox.
Ela também relatou à BBC News que parece que o animal faz parte da vegetação. “Sua cauda parece se fundir com as raízes da árvore. As duas são uma”, comentou.
[tdj-leia-tambem]
Espera que valeu a pena
De acordo com Sergey, a imagem foi uma “armadilha fotográfica”, ou seja, a câmera foi deixada na floresta, instalada por meses, esperando que um tigre passasse para ser acionada automaticamente.
A experiência e habilidade do fotógrafo em vida selvagem o ajudou a analisar quando era mais propenso capturar a imagem do animal.
Atualmente, devem existir poucas centenas da espécie na Rússia Ocidental, já que os tigres foram caçados até quase sua extinção. Dessa forma, os animais têm que percorrer grandes distâncias para conseguir alimento. Isso dificulta muito o registro das fotos. Por isso, Sergey diz que a armadilha fotográfica que captou a foto vencedora do concurso internacional, ficou instalada por cerca de 10 meses até a coleta do cartão de memória.
A 56ª edição do concurso foi realizada este ano através de um evento online pelo Museu de História Natural de Londres, que é responsável pela premiação.
Veja as outras fotos que foram premiadas no concurso:
A Raposa que Capturou o Ganso, de Liina Heikkinen, da Finlândia – Foto: LIINA HEIKKINEN/WPY2020
A Pose, de Mogens Trolle, da Dinamarca – Foto: MOGENS TROLLE/WPY2020
Rio de Fogo do Etna, de Luciano Gaudenzio, da Itália – Foto: LUCIANO GAUDENZIO/WPY2020
Vida em Equilíbrio, de Jaime Culebras, da Espanha – Foto: JAIME CULEBRAS/WPY2020
Quando a Mãe Fala para Correr, de Shanyuan Li, da China – Foto: SHANYUAN LI/WPY2020
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Política de Privacidade